A decorrer gratuitamente e em formato online a 31 de janeiro, a webconferência do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) procura “dinamizar o debate sobre o impacto da transição digital na economia portuguesa e nos seus territórios” com a participação de António Covas, a partir das 18h.
Em nota à imprensa, o Gabinete de Comunicação e Imagem da UTAD informa que a sessão procurará “antecipar desafios” que a transição digital poderá colocar ou até acentuar, tais como “os desequilíbrios territoriais” e o impacto da digitalização nos “já frágeis tecidos socioeconómicos” rurais. Além destes temas, a Inteligência Artificial e a cloud serão também abordadas na perspetiva de potenciais “soluções para interconectar […] promover […] agilizar […] reduzir” ou tornar mais acessíveis diversos elementos de uma sociedade cada vez mais digital.
A palestra apelida-se “Transição Digital e Desenvolvimento dos Territórios: Riscos e Oportunidades”. Será moderada pelos investigadores do CETRAD, Luís Ramos e Lívia Madureira, e terá transmissão em direto através dos canais UTAD TV e Em Direto na UTAD, com duração aproximada de 1h.
António Covas, o orador doutorado em Assuntos Europeus pela Universidade Livre de Bruxelas e pela Universidade de Évora em 1987, António Manuel Alhinho Covas investiga “assuntos europeus e a governação multiníveis, a baixa densidade e a segunda ruralidade, a transição digital, a inteligência coletiva e a arte da smartificação dos territórios”. É professor catedrático da Universidade do Algarve e da de Évora, tendo inclusive exercido funções de Pró-Reitor e Vice-Reitor nesta última.
É autor de 35 livros publicados e de artigos sobre Estudos Europeus e Estudos Rurais e Territoriais. Licenciado em Economia, foi membro do Conselho Deontológico da Ordem dos Economistas e ainda Conselheiro Nacional de Educação, Vogal do Programa Operacional do Algarve entre 2008-2014 e membro de vários centros de investigação.
Territory Talks – Conversas sobre o(s) Futuro(s) do(s) Território(s)
Contextualizadas no 20º aniversário do CETRAD, estas palestras “procuram traçar uma visão prospetiva dos territórios” e contribuir “para (re)pensar o lugar que os territórios podem e devem ocupar na construção de” Portugal. Desafios societais, ambientais e tecnológicos atuais são ponto de foco em cada sessão.
A decorrer até meados deste ano, estas webconferências iniciaram-se a 14 de junho e já abordaram temas como a crise climática, a crise demográfica e a escassez de água no contexto dos territórios nacionais.
Com a participação de vários oradores especialistas, duram cerca de 1h e podem ser visionadas posteriormente através do canal de YouTube da UTAD TV.
Texto: Joaquim Duarte
Imagem: UTAD