GD Chaves empata a um golo na visita ao Bessa

GD Chaves empata a um golo na visita ao Bessa

No encerramento da 17º jornada da Liga Portugal, os flavienses empataram o jogo ao cair do pano com o golo de João Baptista, aos 88 minutos. A equipa transmontana vinha de uma sequência de empates, enquanto a equipa axadrezada seguia numa série maioritariamente de derrotas.

O Boavista FC entrou forte na receção aos flavienses, tentando redimir-se da derrota da jornada anterior frente ao SC Braga. Aos 10 minutos da partida, Victor Sasso cabeceou por cima da trave em zona de golo, no seguimento de um canto.

Ao minuto 27, uma recuperação notável das panteras no meio-campo, com um arranque fenomenal de Makouta, conduziu a bola pelo corredor direito, servindo Pedro Malheiro na grande área, que fez um ótimo cruzamento rasteiro para a zona de morte, onde apareceu Yusupha a rematar de primeira. A bola passou pelo meio das pernas de Paulo Victor, onde este ficou muito mal na fotografia. Estava feito o primeiro da partida.

Aos 38 minutos, Makouta, de novo, cabeceou na grande área, com a bola a rasar o poste da equipa transmontana, no seguimento de um canto.

A incapacidade flaviense manteve-se e acabaria por não conseguir fazer um único remate enquadrado com a baliza axadrezada. Já a equipa da casa assustava o guardião da equipa transmontana, mas não conseguia finalizar.

A primeira parte no Bessa teve um maior domínio de remates dos axadrezados comparado com os dos flavienses, que foram nulos.

A segunda metade começou sem alterações de ambas as equipas, sendo que se notou logo outra postura em campo da equipa transmontana.

Yusupha tentou ameaçar a baliza flaviense dentro da grande área, mas as tentativas saíram à figura de João Victor.

Aos 52 minutos, surgiu o primeiro remate dos forasteiros. No entanto, João Teixeira finalizou para as mãos do guardião Bracali.

A equipa do GD Chaves começou a subir no terreno e o seu melhor momento ocorreu ao minuto 75, com Juninho a amortecer, para um remate colocado de João Teixeira. Valeu, novamente, o voo de Bracali que manteve o nulo no marcador.

Até final, os flavienses continuaram a insistir num ataque cada vez mais eficaz e organizado, que acabou por culminar no empate. Ao minuto 88, e após canto cobrado por João Teixeira, João Baptista, recém entrado, aproveitou a bola ao primeiro poste e fuzilou as redes das panteras, estabelecendo assim o um igual no marcador ao cair do pano.

O apito final do árbitro, após o tempo de compensação, ditou a igualdade no placard e a divisão de pontos entre ambas as formações. João Teixeira arrecadou, ainda, o prémio de “Homem do Jogo”.

Na próxima jornada da competição, o Boavista recebe o Portimonense. Já o GD Chaves volta a joga fora, medindo forças com os guerreiros do Vitória de Guimarães.

Texto: Fernando Morais
Imagem: Observador