A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) preencheu 94,5% das vagas que tinha disponíveis referentes à 1º fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 2022/23, divulgou a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), este domingo, dia 11 de setembro.
Ficaram colocados na UTAD 1539 estudantes, o que representa um crescimento de 10%, verificando-se um aumento de 143 alunos face a 2021, sendo o melhor resultado da história da academia transmontana. Pode ler-se no comunicado enviado à redação d´O Torgador que destaca ainda que, do total de candidatos, 1553 escolheram esta instituição de ensino superior como primeira opção traduzindo-se num aumento de 5,8% em relação ao ano anterior.
“Conseguimos um máximo histórico de número de novos alunos admitidos na UTAD. Por isso, este é um momento de satisfação pelo reconhecimento do trabalho de todos, mas também um acréscimo de responsabilidade com o futuro, pelo qual continuaremos a trabalhar”, destaca o reitor Emídio Gomes.
Dos 36 cursos de 1º ciclo que foram disponibilizados pela universidade transmontana nesta 1º fase, 28 ficaram com as vagas totalmente preenchidas sendo Engenharia Informática, Ciências do Desporto, Enfermagem e Medicina Veterinária os que registaram maior número de alunos. O mesmo comunicado informa que Medicina Veterinária com 171,5 valores, Psicologia com 164,0 e Gestão com 160,5 são o “top 3” dos cursos com a classificação média de entrada mais elevada deste ano.
O reitor da UTAD espera que a UTAD se consiga aproximar dos 1700 novos estudantes assim que estiverem completadas as três fases do CNAES.
As matrículas para os novos estudantes colocados na academia transmontana começam esta segunda-feira, dia 12 de setembro e terminam na próxima sexta-feira, dia 16 de setembro. Os recém-colocados devem fazer o agendamento online e dirigir-se posteriormente a uma das cinco Escolas da UTAD (Ciências Agrárias e Veterinárias, Ciências Humanas e Sociais, Ciências e Tecnologia, Ciências da Vida e do Ambiente e Escola Superior de Saúde) nos dias destinados a cada curso ou nos dois últimos dias que serão abertos a todos os que não conseguirem deslocar-se no seu respetivo dia.
Para este ano letivo 2022/23, na 1º fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, foram colocados quase 50 mil novos estudantes, sendo que 84% destes ficaram colocados numa das suas três primeiras opções de candidatura. O valor total de colocados deste ano é o segundo mais elevado desde 1989, refere o comunicado oficial da DGES.
Para a 2º fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior que vai decorrer entre os dias 12 e 23 de setembro, a UTAD vai disponibilizar 98 vagas. Os resultados serão conhecidos a 30 de setembro e as matrículas estão previstas para os dias 30 de setembro a 3 de outubro.
Carlos Cardoso
Fotografia: Carolina Fernandes