AM dos Arctic Monkeys foi lançado há 9 anos

AM dos Arctic Monkeys foi lançado há 9 anos

O dia 9 de setembro de 2022 marca o nono aniversário do lançamento daquele que foi o quinto álbum de estúdio da banda de rock britânica.

“AM”, sigla para o nome da banda e título do álbum, foi lançado a 9 de setembro de 2013 e surge, na carreira da banda de Sheffield, como a confirmação de que estes não eram apenas uma boa banda. O seu percurso a nível de estúdio começou com “Whatever People Say I Am, That´s What I´m Not” (2006) e seguiu-se de “Favourite Worst Nightmare” (2007), “Humbug” (2008) e “Suck It and See” (2011), mas foi “AM” (2013) que levou a banda a outros voos.

O álbum é, para muitos, o melhor da década e marca presença nos 500 melhores trabalhos discográficos de sempre, avaliação feita pela revista Rolling Stone.

“AM” (2013) – Arctic Monkeys

A primeira música da coletânea a ser publicada foi “R U Mine?”, a 26 de fevereiro de 2012, que é, até hoje, uma das favoritas do público. Outras músicas do álbum, como “Mad Sounds” e “Do I Wanna Know?”, viriam a ser apresentadas em alguns festivais no verão de 2013. “Why´d You Only Call Me When Your High?” foi o terceiro single do álbum a ser lançado, a 11 de agosto de 2013, e, no espaço de uma semana, subiu ao top 10 de músicas mais ouvidas no Reino Unido, ocupando a oitava posição.

O disco é lançado em setembro do mesmo ano, apresenta uma diversidade enorme de estilos e reflete o ponto de encontro entre o rock “cru” presente em “Humbug” e o potencial pop, na altura criticado, presente em “Suck It and See”. O trabalho, com cerca de 42 minutos de duração, não demorou a escalar nas vendas e, na primeira semana, já haviam sido vendidas cerca de 157 mil cópias no Reino Unido. A versatilidade do álbum é muito associada ao sucesso do mesmo, sendo que nele é possível encontrar géneros como rock, blues, metal, R&B e soul, numa sonoridade que se tornou bastante caraterística dos Arctic Monkeys. Sexo, romance e solidão são alguns dos temas que rodeiam as músicas deste álbum que é, na opinião de milhões de fãs, o melhor trabalho da história da banda.

Normalmente, não é fácil a bandas inglesas alcançarem o público americano. O que é certo é que os Arctic Monkeys não eram uma banda inglesa vulgar e o seu disco “AM” foi classificado como platina nos Estados Unidos.

As letras e voz de Alex Turner e a sonoridade criada pelos músicos Matt Helders, Jamie Cook e Nick O´Malley não passou indiferente ao público e, atualmente, no top 5 de músicas mais ouvidas da banda no Spotify podemos encontrar quatro pertencentes a este álbum. São elas “I Wanna Be Yours”, “Do I Wanna Know?”, “Why´d You Only Call Me When You´re High?” e “R U Mine?”. No top 10 podemos encontrar ainda “Snap Out of It” e “Arabella”.

A banda e a comunidade de fãs dos Arctic Monkeys comemoram, no dia 9 de setembro de 2022, os nove anos deste álbum e aguardam o sétimo da banda, “The Car”, com lançamento confirmado para 21 de outubro de 2022.

Recorde este álbum aqui.

Diogo Linhares

Fotografia: Dan Kitwood