UTAD aposta em formação para salvaguardar o Douro Património Mundial

UTAD aposta em formação para salvaguardar o Douro Património Mundial

No passado dia 12 de julho, arrancou o curso de formação de professores para a preservação e valorização do Douro Património Mundial, tendo como primeira atividade de um programa formativo “Vinho do Porto e sobremesas: o prazer de uma combinação saudável”. Este programa foi preparado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O curso em questão foi realizado no Kitchen Lab da UTAD, sendo supervisionado pela formadora Carla Gonçalves. Os participantes, divididos por grupos, elaboraram quatro sobremesas equilibradas nutricionalmente, com ingredientes-chave que combinavam bem com Vinhos do Porto, principalmente com um Tawny 10 anos e um Vintage de 2015. Posteriormente, houve, então, uma prova de degustação.

Uma das formadoras, Alice Vilela, frisou que o Vinho do Porto acompanha bem sobremesas tradicionais, um simples quadrado de chocolate e que a ciência da enogastronomia ensina a importância de saber escolher a sobremesa ou o chocolate certo para cada categoria de Vinho do Porto. Revelou ainda que o Porto Ruby ou um Vintage conseguem harmonizar com chocolates mais doces ou sobremesas adornadas de frutos vermelhos. Mas o Porto Tawny, por ser um vinho com notas de castanhas e nozes, combina melhor com chocolates com mix de frutos secos ou sobremesas com amêndoa, noz e castanha.

Desta forma, os objetivos deste curso passam, essencialmente, por contribuir para a educação patrimonial numa perspetiva multidisciplinar e para o desenvolvimento cultural, social, económico e cívico do Douro Património Mundial, de forma sustentável.

Ao longo desta atividade, os professores dos ensinos Pré-escolar, básico e Secundário tiveram ainda a oportunidade de frequentar módulos sobre a preservação dos atributos do Douro Património Mundial, grandes marcos do Douro Vinhateiro e também a marca territorial deste Património da Humanidade. A saída de campo ocorreu no dia 14 de julho e incluiu uma visita ao Mosteiro de São João de Tarouca, à ponte de Ucanha e uma quinta.

A coordenadora do curso, Isilda Rodrigues, sublinhou que durante estes três dias, procuraram criar um espaço de formação e atualização que permitisse um melhor desempenho profissional dos professores das escolas da região do Alto Douro Vinhateiro. Em contrapartida, consolidaram o papel da UTAD na região e no País enquanto motor de desenvolvimento.

Desde o primeiro momento, a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial (LADPM) é parceira da UTAD na organização deste curso. Maria João Amaral, da LADPM, relata que este curso tem sido renovado e acreditado anualmente, sentindo necessidade de variar os temas. Foram vários os formadores da UTAD envolvidos e especialistas externos, ao longo dos últimos seis anos. Posto isto, ao responderem às necessidades expostas pelo nosso público-alvo, verificaram que há professores que se inscrevem anualmente, ainda que não possam usufruir do crédito atribuído, porque o que lhes interessa é mesmo saber mais.

Mais de 60 professores dos ensinos básico e secundário, oriundos distritos de Vila Real, Viseu, Braga e Porto participaram na última edição deste curso. Assim, Maria João Amaral referiu que procuraram que os participantes terminassem os projetos multidisciplinares exequíveis nas suas escolas para que as formadoras pudessem monitorizá-los na última sessão dedicada às “Estratégias para a preservação e valorização do Douro Património Mundial”.

Para além disto, nos dias 13 a 16 de julho, a UTAD promoveu a 15ª edição de Curso de Atualização de Professores de 1º Ciclo de Ensino Básico. Inteligência emocional, Língua Portuguesa, Didática, História, Educação ambiental e do consumidor foram algumas das diversas temáticas que foram abordadas. 162 professores, durante 25 horas, provenientes de várias zonas do País, frequentaram, em regime presencial e online, esta ação devidamente certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Inês Matos

Imagem: UTAD