UTAD terá novos cursos

UTAD terá novos cursos

No próximo ano letivo, arrancará a 1ª edição conjunta de mestrados e doutoramentos. O projeto foi desenvolvido pela Universidade sem Fronteiras (UNISF), onde a UTAD e mais cinco universidades do Norte de Portugal e Galiza estão integradas. Esta iniciativa será cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

As candidaturas encontram-se abertas até 24 de junho e as aulas começam a 3 de outubro. Dos quatros novos cursos, três serão oferecidos pela UTAD. Os cursos são o Mestrado em Desafios das Cidades, o Doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento e o Doutoramento em Matemática e Aplicações.

Os cursos disponíveis são resultantes da ideia de implementar ciclos de estudos inovadores, cooperativos e criativos, com uma clara componente transfronteiriça e multidisciplinar.

Esta iniciativa resulta da colaboração da Fundação Centro de Estudos Euroregionais (FCEER) com as universidades públicas da Galiza (A Coruña, Santiago de Compostela e Vigo) e do Norte de Portugal (UTAD, Porto e Minho).

“O Mestrado em Desafios das Cidades tem como objetivo a análise dos desafios das cidades atuais e as respetivas respostas para as transformar em cidades sustentáveis, inteligentes, eficientes, resilientes e inclusivas, considerando as seguintes dimensões dos objetivos do desenvolvimento sustentável: a dimensão Física, a dimensão Social e Educativa a dimensão Ambiental, a dimensão Tecnológica, a dimensão Económica e a dimensão de Governança.

O ensino é ministrado em Português, Galego e Castelhano, sendo a docência de cada unidade curricular da responsabilidade de dois Professores Doutorados, um de uma das três universidades do Norte de Portugal, e outro de uma das três universidades de Galiza. O trabalho conjunto, em equipa, permite a oferta de visões complementares e holísticas, considerando a natureza, a identidade e a idiossincrasia dos dois países, Portugal e Espanha.”

“O plano de Doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento oferece um espaço de formação avançada no campo dos estudos sobre o envelhecimento demográfico e a longevidade a partir da lente científica própria das Ciências Sociais.

Aparece, nesse sentido, como um ciclo de estudos agregador de áreas disciplinares variadas, procurando capitalizar das suas semelhanças, mas também das suas diferenças, numa abordagem focada nas complementaridades que se assumem como fundadoras para a compreensão de um fenómeno multidimensional como é o do envelhecimento demográfico e longevidade.

Trata-se de um programa de estudos que alinhará com as práticas mais exigentes a nível internacional no campo da formação avançada, assumindo como objetivo afirmar-se como um programa de referência a nível ibérico no domínio dos estudos sobre o envelhecimento.”

Doutoramento em Matemática e Aplicações: “A colaboração transfronteiriça, favorecida pela afinidade cultural, proporcionará uma melhoria da qualidade, prestígio e impacto da investigação nas instituições e centros de investigação da Galiza-Norte de Portugal, um aumento da visibilidade institucional e um incentivo à mobilidade e colaboração científica de docentes e investigadores.

Reunindo competências científicas das várias instituições, é criada uma forte massa crítica, o que permite ultrapassar alguma fragmentação de recursos docentes de programas com uma única instituição e aumentar a atratividade do programa de estudos.”

Existe ainda um quarto curso desta iniciativa da UNISF, o Mestrado em Direito Transnacional da Empresa e das Tecnologias Digitais, mas será promovido pela Universidade de Santiago de Compostela e pela Universidade do Minho.

Diogo Linhares