Alunos de Educação Básica interpretam Alice no País das Maravilhas

Alunos de Educação Básica interpretam Alice no País das Maravilhas

Na passada quarta-feira, dia 1 de junho, realizou-se, no auditório grande do Teatro Municipal de Vila Real, a estreia da peça “Alice no País das Maravilhas”, pelas 21:30h. No dia 2 de junho, o espetáculo voltou a repetir-se pelas 11h.

Segundo a professora Susana de Figueiredo, a ideia para a realização desta peça foi da professora Rita de Azevedo e juntas organizaram este espetáculo.

Os atores desta peça foram os alunos da Licenciatura em Educação Básica, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. As professoras lecionam uma unidade curricular (Didáticas da Expressão), onde estão inseridas quatro expressões. “Achamos que a melhor maneira de trabalhar estas expressões era fazer este espetáculo, assim desenvolvemos a música, a dança, a expressão dramática e a plástica.”

A unidade curricular era dividida em duas partes, uma hora para a professora Rita e uma hora para a professora Susana, mas disponibilizaram do seu tempo e deram as aulas em conjunto para que este espetáculo pudesse ser concretizado.

 No palco, as emoções e os sentimentos encontraram-se com a razão. Das expressões do movimento, da cor e da palavra, dirigidos ao sentir e ao experimentar da criança, a professora Susana refere que: “Foi maravilhoso ver toda a aderência do público, o feedback foi espetacular, tanto no primeiro espetáculo como do segundo”.

Este espetáculo tinha como objetivo transmitir uma mensagem. “Se tivermos um sonho, acreditarmos nesse sonho e estivermos confiantes com o grupo que estamos, conseguimos fazer coisas juntos e ficamos felizes por partilharmos com os outros aquilo que fazemos”, Rita de Azevedo.

Rita Reboredo