Moreirense FC 1 x 0 GD Chaves | VALENTES TRANSMONTANOS DE PRIMEIRA O

Moreirense FC 1 x 0 GD Chaves | VALENTES TRANSMONTANOS DE PRIMEIRA O

O Chaves perdeu o jogo, mas venceu a eliminatória

O tudo ou nada no fecho de contas da Primeira Liga. O Moreirense FC, em desvantagem de dois golos, recebeu e venceu o GD Chaves na segunda mão do play-off, ainda que o resultado não tenha sido suficiente para permanecer na primeira liga. Depois de uma primeira mão controlada pela equipa transmontana, os cónegos enfrentaram a tarefa hercúlea de recuperar a eliminatória, que vale a sua vaga no primeiro escalão da próxima temporada.

O sentido de urgência era grande para o lado da turma de Moreira de Cónegos e, desde muito cedo, a equipa minhota demonstrou essa vontade de chegar ao golo. Minuto dois, Rafael Martins testa os reflexos de Paulo Vitor com um grande remate cruzado.

A resposta flaviense não se fez tardar. Através de um canto, à passagem do minuto cinco, João Teixeira colocou a bola na cabeça de Alexsandro, que aparece solto de marcação ao segundo poste, mas atira à figura de Kewin.

O Moreirense FC ia sendo a melhor equipa em campo, colocando o Chaves desconfortável e aos 25 minutos de jogo, consegue materializar essa superioridade. Yan a colocar alto para Paulinho que, já dentro da área e com a bola no ar, lança um míssil para a baliza flaviense. 1-0 para os da casa.

A cinco minutos para o intervalo, quase aparece o empate do Chaves. Erro de Derik, aproveitado por João Correia, que conduziu e entregou a Platiny. A bola sai desviada por um defensor, mas sobra para Guima, que com a baliza escancarada, dá um toque a mais e atira novamente contra um defensor, desperdiçando assim uma oportunidade de ouro para deixar as contas mais acessíveis.

A segunda parte chegou, mas as oportunidades não. Tivemos de esperar até ao minuto 67 para vermos a primeira situação de perigo iminente, desta vez com o Chaves a ser o autor do perigo. Jogada entre jogadores saídos do banco, com Nuno Campos a cruzar e Patrick a aparecer muito bem na área. Infelizmente para os flavienses, a finalização não foi tão boa quanto o movimento e o resultado permaneceu inalterado.

Os minutos iam passando e, cada vez mais, o Moreirense FC entrava numa luta contra o tempo, com a necessidade extrema de fazer um golo, se ambicionava manter-se no primeiro escalão.

Já na compensação, no último suspiro dos cónegos, Paulo Vítor tira o pão da boca a Steven Vitória. Bola bombeada na área, respondida por um cabeceamento do central canadiano. O guardião flaviense mostrou-se à altura e segurou a vantagem na eliminatória.

Resultado final: vence o Moreirense, sobe o Chaves. A equipa transmontana regressa assim à Primeira Liga, numa temporada onde muitos duvidaram ser possível.

Texto & Imagem: Francisco Silva