Investigador da UTAD corrige erro de três séculos da datação da Igreja de Guadalupe

Investigador da UTAD corrige erro de três séculos da datação da Igreja de Guadalupe

A data de construção da igreja de Nossa Senhora da Guadalupe, em Vila Real, foi reformulada após uma investigação realizada pelo geólogo e investigador da UTAD, David Martín Freire-Lista. A data remetia para o ano 1529, mas as marcas deixadas pelos pedreiros que construíram o monumento indicam que a Igreja foi construída entre os séculos XII e XIII.

“Cada um dos seus blocos mostra a marca dos pedreiros medievais que a construíram, sendo possível observar até nove tipos diferentes de marcas, correspondentes a letras proto-góticas usadas nos séculos XII e XIII”, afirma o investigador.

As informações obtidas sobre a construção permitem entender, segundo David Freire-Lista, “a evolução da estrutura ao longo da história, bem como outros aspetos de natureza etnográfica, como os principais produtos cultivados na região durante a Alta Idade Média”.

O erro da datação terá sido gerado pelas “Memórias Paroquiais de Vila Real”, de 1721, com a interpretação à presença na facada da capela-mor de uma pintura mural de 1529.

André Ferreira

Imagem: Direitos reservados