Vila Real vai receber o Colóquio José Craveirinha no final do mês

Vila Real vai receber o Colóquio José Craveirinha no final do mês

Foi apresentado, na passada quinta-feira, dia 12 de maio, o Colóquio José Craveirinha, que irá decorrer no dia 26 de maio, no Teatro Municipal de Vila Real.

Na apresentação estiveram presentes os responsáveis pela organização do evento, os docentes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Esser Jorge Silva, Sheila Pereira Khan e Orquídea Ribeiro.

O Colóquio é organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho em colaboração com a UTAD, e outras entidades parceiras. Está prevista a presença do filho do poeta e de várias personalidades como Mia Couto, Zeferino Coelho e Ungulani Ba Ka Khosa.

Em conversa com o Jornal Académico O Torgador, Orquídea contou que a realização do evento em Vila Real deve-se ao facto de os três docentes lecionarem na UTAD e de a ideia ter surgido “entre eles”. Outro dos fatores apontados pela docente foi a presença das culturas africanas na universidade desde 2003/04 e que “agora estão nos três níveis de estudo [licenciatura, mestrado e doutoramento]”.

O facto de o evento ser no Teatro de Vila Real faz com que “as pessoas sintam que não é um evento só para académicos, mas para todos”, confessou Sheila Khan ao O Torgador.

Esser Silva acredita que o lançamento da Cátedra José Saramago pela UTAD “mostrou a grande abertura” que a instituição tem “em receber eventos, comemorações, discussões à volta de nomes da cultura lusófona, da cultura da língua”.

O docente salientou ainda que “estes contactos são importantes na vida e formação de um estudante” e que não é todos os dias que se tem a oportunidade “para estar com Mia Couto e outros autores”, reforçando o papel dos estudantes, esperando “que intervenham, que questionem” e contando que sejam “ativos dentro daquilo que é este evento”.

Na semana em que Graça Morais recebeu o Doutoramento Honoris Causa da UTAD, Esser Silva destacou o facto de estarem “a trabalhar a cultura da cultura, levando a que esta tenha um papel mais relevante e tenha um papel mais reconhecido pela própria comunidade académica e de Trás-os-Montes e que com esse contributo possamos trazer atrás de nós potenciais nomes que a universidade possa reconhecer como indivíduos com potencial para receber o Honoris Causa”.

José Craveirinha

José Craveirinha nasceu em Maputo, na África Oriental Portuguesa, em 28 de maio de 1922. No seu percurso de vida colaborou enquanto jornalista em diversos jornais periódicos moçambicanos como o Notícias, Voz Africana e Notícias da Beira.

Destacou-se como escritor, tendo feito uso de diversos pseudónimos e sendo autor de obras como Xigubo, Karingana ua caringana e Hamina e outros contos. Foi o primeiro autor africano a receber o Prémio Camões, em 1991, e recebeu do Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, a condecoração como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique que juntou a outros prémios internacionais.

Ao longo da sua vida chegou a estar preso durante o período da guerra colonial por ligações à Frelimo. Faleceu em Joanesburgo, África do Sul, a 6 de fevereiro de 2003.

Carlos Cardoso