Graça Morais recebe Honoris Causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Graça Morais recebe Honoris Causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

A cerimónia de entrega do doutoramento Honoris Causa à pintora Graça Morais realizou-se na passada quarta-feira, dia 11 de maio, às 15h, na Aula Magna da UTAD. O evento contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do reitor da universidade, Emídio Gomes.

“Agora vou ser doutora por extenso, mas eu sou sempre pintora” declarou Graça Morais.

A cerimónia teve início com o discurso dos padrinhos da pintora, Manuel Heitor, ex-ministro da ciência, e Raquel Henriques da Silva, que elogiaram o seu percurso até agora.

Apesar de não ter estado presente na cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, não ficou indiferente a esta celebração e mostrou, através de um vídeo apresentado na cerimónia, a sua admiração pela artista e pelo seu trabalho. “Graça Morais honra Portugal, prestigia Portugal cá dentro e lá fora” disse o Presidente.

“Eu, como transmontana, gostava muito de ver esta região mais apoiada” disse a pintora, dirigindo-se ao primeiro ministro. Apelou também para que ajudassem “artistas que envelhecem na pobreza”. “É preciso dignificar a vida dessas pessoas que tanto ofereceram ao país”, defende a artista.

Nos seus agradecimentos, a pintora mencionou a escritora Augustina Bessa-Luís, a primeira mulher a receber o doutoramento Honoris Causa por parte da UTAD. “Eu sinto-me duplamente honrada”.

Aos jornalistas, António Costa refere que a atribuição do Honoris Causa “é uma forma de homenagear uma grande artista”          

O momento de celebração teve continuidade e deu-se por finalizado dentro da biblioteca da universidade transmontana.

Mariana Fernandes