GD Chaves 2-2 Estrela da Amadora: Felicidade de uns e tristeza de outros.

GD Chaves 2-2 Estrela da Amadora: Felicidade de uns e tristeza de outros.

Último jogo caseiro da época termina em empate.

O GD Chaves empatou com o Estrela da Amadora, na manhã do passado domingo, a duas bolas, num jogo a contar para a penúltima jornada da Liga Portugal Sabseg, empate este que dificultou o acesso direto ao escalão principal do futebol nacional.

O Desportivo entrou em campo com responsabilidades acrescidas, já que estava obrigado a vencer para manter o 2º lugar, dado que ambos os rivais diretos, Rio Ave e Casa Pia, tinham triunfado nas suas partidas.

Os valentes transmontanos puseram fim a uma série de 5 jogos consecutivos a vencer, enquanto os homens do Estrela somaram mais um empate, não sentindo o sabor da vitória há mais de 2 meses.

Os primeiros 10 minutos do encontro apresentaram uma tendência ascendente do Chaves, que não precisou de muito para se colocar em vantagem. Batxi, ao minuto 11, marcou o primeiro no Municipal de Chaves com assistência de Bruno Langa. Ao minuto 23, foi a vez de João Mendes escrever o seu nome na ficha de jogo, com um grande golo de fora da grande área a aumentar a vantagem para 2-0.

Aos 29 minutos da primeira parte, Luís Rocha fez falta na grande área flaviense oferecendo ao Estrela a possibilidade de fazer o 2-1. Os tricolores não perdoaram e reduziram a diferença no marcador, com Chapi Romano a fazer o seu 1º golo na prova a partir da marca dos onze metros.

Já no final da primeira parte, Afonso Figueiredo fez os Valentes Transmontanos tremerem após um remate potente que passou muito perto da baliza da equipa da casa, enquanto que, do outro lado do campo, Platiny tentou a sua sorte com um pontapé de bicicleta à baliza da Amadora, que foi rapidamente intercetado por um Anthony Correia muito atento à jogada.

Pouco preparada estava a equipa de Vítor Campelos para a segunda parte onde o Estrela viria a aumentar o seu domínio do jogo. Passava o minuto 62 quando Diogo Salomão igualou o marcador com a assistência de Anthony Correia.

Aos 82 minutos, um livre de Figueiredo, batido para a cabeça de Traoré, resultou numa espetacular defesa do guardião flaviense que evitou o terceiro do Estrela.

 No minuto 90+5, Traoré faz falta sob Patrick na grande área tricolor e é expulso por receber o segundo amarelo no jogo. Batxi teve o ouro nos pés mas, da marca da grande penalidade, falhou milagrosamente o 3-2.

Apesar do empate consumado, todas as decisões são empurradas para a última ronda. Os flavienses caíram para o terceiro posto, com 64 pontos. Já o Estrela, com este 2-2, garantiu a manutenção na Segunda Liga.

Na próxima e última jornada, Rio Ave e Chaves medem forças na disputa da subida direta, enquanto o Casa Pia desloca-se ao Leixões, um terreno complicado e um adversário ao qual venceu com uma magra vitória de 1-0 na primeira volta.

Texto: André Soares e Rodrigo Costa

Imagem: José Andrade