Decorreu na passada quarta-feira, na sala N1.01 do Pólo 1 da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a IV edição da Odisseia Agronómica, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Agronómica em parceria com o Departamento de Agronomia.
O evento contou com a presença de Filipe Carcau, Engenheiro Agrónomo e ex-aluno da UTAD, que focou a sua palestra na “Cultura da Figueira- Aspetos técnicos”. O palestrante deu especial destaque à importância económica da figueira, assim como às regiões em que a sua produção é maior, dando enfoque ao caso nacional. Salientou, ainda, a relevância das características edafo-climáticas, bem como a morfologia e a fisiologia da plantação em si.
Foram, também, abordadas questões nutricionais do figo, assim como as caraterísticas das diversas variedades.
A palestra contou com a presença de alunos de Engenharia Agronómica. O presidente do NeAgro, Luís Perpétua afirma que espera “que os estudantes tenham tirado o máximo proveito, tendo em conta este evento foi feito a pensar neles”. A próxima edição da Odisseia Agronómica ainda não tem data marcada.
Sara Fardilhas
Imagem: Sara Fardilhas