UTAD é a escolha do investigador Taufik Mohammad, galardoado com a bolsa Marie Curie

UTAD é a escolha do investigador Taufik Mohammad, galardoado com a bolsa Marie Curie

Taufik Mohammad, investigador distinguido com a bolsa Marie Sktodowska-Curie, escolheu a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, para estudar a aplicação da legislação em casos de crime de abuso sexual de menores, na Malásia.

A investigação terá a duração de dois anos e a bolsa garante 150 mil euros de financiamento. O investigador irá contar com o trabalho do professor Ricardo Barroso, investigador na área da psicologia clínica e autor de programas de intervenção, parte deles implementados em contextos prisionais, em Portugal.

O malaio acredita “ter tomado uma das melhores decisões na escolha da UTAD e do meu orientador, um investigador de topo neste campo da psicologia clínica e forense, com trabalho feito em comportamento delinquente em jovens e no desenvolvimento da sexualidade adolescente. Estou grato pela vontade de me acolher e apoiar a minha investigação”.

“Esta investigação será das primeiras a comparar as características psicossociais (dimensões sexuais e antissociais) das relações sexuais envolvendo dois adolescentes de idade próxima em comparação com as relações sexuais criminais que envolvem adultos e adolescentes. Além disso, a análise de dados, ao combinar dados quantitativos e qualitativos, permitirá uma visão mais abrangente do tema em estudo”, explica Mohammad.

A taxa de aprovação é inferior a 15% do total de candidatos que se submetem ao programa. Esta é a primeira vez que a UTAD vai receber um investigador galardoado com a bolsa Marie Curie, desde o lançamento do programa, em 1994. 

José Alho

Imagem: Direitos reservados