Fórmula 1 | CHARLES LECLERC VENCE A PRIMEIRA CORRIDA DA ÉPOCA

Fórmula 1 | CHARLES LECLERC VENCE A PRIMEIRA CORRIDA DA ÉPOCA

No passado domingo, dia 20, Charles Leclerc venceu o GP do Bahrein, com o seu colega de equipa, Carlos Sainz, em segundo lugar, e Lewis Hamilton da Mercedes a fechar o pódio.

Já nos testes de pré-temporada os Ferraris se mostravam muito velozes, e na qualificação confirmaram que estão na frente e que querem lá ficar. Leclerc alcançou a pole position, com o espanhol Sainz em terceiro lugar, separados por Max Verstappen, atual campeão mundial.

Antes da corrida começar, já se sentia uma tensão enorme nas bancadas, por ser a primeira corrida do ano, e por todas as expectativas dos adeptos. Durante a primeira volta, destaque para uma batalha lado a lado entre Hamilton e Kevin Magnussen, e um toque de Ocon em Mick Schumacher que valeu uma penalização de 5 segundos ao francês.

A corrida foi bastante monótona até às idas aos pitstops, quando Max Verstappen, aproveitando-se da falta de temperatura dos pneus à saída das boxes, ataca Leclerc pela liderança da prova, após a primeira paragem do mesmo. Max ultrapassava Charles na curva 1 e o monegasco retribuía na curva 4, até que o holandês bloqueou a travagem na curva 1, na terceira tentativa, o que permitiu a Leclerc ganhar uma vantagem confortável até ao final da corrida.

Pela volta 39, Alex Albon da Williams sai das boxes e quase toca em Carlos Sainz, numa manobra parecida à de Pastor Maldonado em 2014.

Até que na volta 44 começam os problemas para Max Verstappen, que acabaram por obrigar a Red Bull a retirar ambos os carros de prova. Duas voltas depois, o carro de Pierre Gasly arde espontaneamente. Um problema no sistema de combustível dos motores da Red Bull, em conjunto com o sobreaquecimento do próprio combustível obrigaram Max, Sérgio Perez e Pierre Gasly a não verem a bandeira de xadrez. Estes problemas permitiram a Sainz ultrapassar Verstappen e ascender à segunda colocação, aos Mercedes subirem a terceiro e quarto, e o Haas de Magnussen alcançar a quinta posição.

Leclerc alcança assim a sua terceira vitória na Fórmula 1, a sua primeira desde o GP da Bélgica de 2019, e a primeira vitória da Ferrari desde o GP de Singapura do mesmo ano, onde alcançaram também o seu último 1-2.

Os maiores perdedores desta primeira prova, em comparação com o GP do ano passado, foram os homens da McLaren, que no ano passado acabaram a corrida em quarto e sétimo lugar, já nesta prova, alcançaram apenas o décimo quarto e o décimo quinto lugar.

Já durante as entrevistas rápidas, Max foi congratular o rival, rivalidade esta que já existe desde a altura dos karts, algo que Max não costumava fazer com Hamilton no ano passado.

O próximo grande prémio é já este fim de semana, na Arábia Saudita, a segunda edição deste GP. O último e único vencedor da prova foi Lewis Hamilton, da Mercedes.

Tomás Diniz