Jornadas de Proteção do Ambiente

Jornadas de Proteção do Ambiente

A segunda edição das Jornadas de Proteção do Ambiente, que decorreu na Aula Magna da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, teve lugar nos dias 2, 3 e 4 de março.

Optando pela via online e presencial, o evento acabou por ter mais adesão que o anterior, que se realizou em 2020, de maneira que possibilitou a inscrição dos vários estudantes interessados de outras escolas e universidades.

Segundo Beatriz Bettencourt, aluna da UTAD desde 2015 e atual presidente do Núcleo de Estudantes de Protecção do Ambiente (NEPA), este ano decidiram optar na sua maioria por oradores de outras universidades, e também internacionais, como é o caso da Dra. Emanuelle Cohen-Shacham, contrariamente à edição anterior onde investiram mais em investigadores da “casa” e em antigos alunos.

Surgiu ainda uma nova iniciativa, apresentada pela direção de curso, que tem por objetivo a criação de um projeto de reflorestação. Por cada inscrição, cada participante irá ser convidado a plantar a sua própria árvore na cidade, apenas e só se assim pretender, de modo a implementar uma plantação sustentável utilizando as verbas de lucro que obtiverem destas jornadas.

Estes três dias voltam a juntar diferentes cursos como Engenharia do Ambiente, Ciências do Ambiente e Biologia Geologia, repletos de boa disposição e de aprendizagens para o futuro de cada participante.

Bárbara Carvas

Imagem: Carolina Fernandes