Saber dizer “NÃO”

Saber dizer “NÃO”

Já repararam como é difícil dizer “não”? Uma palavra tão pequenina e com um enorme significado… Mas dizer “não” significa, muitas vezes, saber priorizar o que mais importa.

Demorei imenso tempo a aprender a utilizar esta palavra. Apesar de ainda não o fazer da melhor forma, vejo que é realmente desafiador, a todos os níveis. Sofro e procrastino. Fico a pensar em como devo dizer esta tão necessária palavrinha. Sinceramente, admiro todos aqueles, cuja firmeza (e frieza) nos seus “nãos” conseguem convencer qualquer um. Mas eu não sou assim, de todo! Não para as situações mais delicadas. 

Para mim, algumas coisas na vida não são negociáveis, tal como os meus valores e princípios. No entanto, quando algo pode ferir isso, é preciso agir com calma e, sobretudo, coragem para dizer “não” e fica tudo bem. Sofremos na hora, mas depois passa. Passa sempre. Mas assim como muitas mulheres, cresci para ser uma “boa menina”. E isso pressupõe não fazer nada de errado, não decepcionar ninguém, agradar quem nos rodeia… Ou seja, não dizer não. 

Para além disto, aprendi que o êxito de qualquer escolha que façamos, deve-se mais aos “nãos” do que aos “sins” que dizemos. De facto, hoje em dia, perante a quantidade de oportunidades e ofertas, queremos abraçar o mundo por inteiro: seguir os melhores perfis nas redes sociais, ler todos os livros necessários ao nosso crescimento, responder a todas as mensagens… Meu deus, e nós, onde ficamos? A verdade é que vamos ter que dizer alguns “nãos”. Caso contrário, não sobra tempo para nos focarmos no básico. Naquilo que nos vai fazer felizes, naquilo que nos vai trazer paz de espírito. Em nós!

Inês Silva