MENO(S) PAUSA+MOVIMENTO – Programa de Promoção de Exercício Físico levada a cabo pela UTAD

MENO(S) PAUSA+MOVIMENTO – Programa de Promoção de Exercício Físico levada a cabo pela UTAD

Em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel, a Administração Regional de Saúde do Norte e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro está a desenvolver um projeto designado de “MENO(S) PAUSA + MOVIMENTO”. O projeto em causa dirige-se a mulheres pós-menopáusicas, servindo de exemplo na complementaridade na promoção da saúde da população.

O projeto conta já com um leque variado de objetivos tais como: a prática de exercício físico em contacto com o meio ambiente e orientado para as necessidades da mulher após a menopausa, supervisionado por profissionais especializados, de forma a melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar. As participantes têm também disponível um programa de rastreios gratuitos, tanto ao nível da aptidão física como da aptidão funcional. Em causa estará também a avaliação e posterior classificação de alguns percursos pedestres do município, para que seja possível uma melhoria na acessibilidade aos mesmos, atraindo a população para um estilo de vida mais saudável e ativo.

Destaque para os três docentes do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, Helena Moreira, Catarina Abrantes e Ronaldo Gabriel que, juntamente com a participação de vários estudantes do curso de 3ºciclo de Ciências do Desporto da UTAD e bolseiros de investigação levam a cabo o projeto que já conta com 100 mulheres e, mantém-se aberto para mais inscrições.

Daniela Tavares