Inauguração do “University Center” na UTAD com reitor da UTAD, presidente da Câmara Municipal de Vila Real e ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Inauguração do “University Center” na UTAD com reitor da UTAD, presidente da Câmara Municipal de Vila Real e ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

A inauguração do “University Center”, realizada na passada quarta-feira, no Largo do Pedrinhas, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), contou com a presença do reitor da UTAD, Emídio Gomes, do presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, inaugurou o “University Center”, salientado que o Centro Clínico da UTAD “está no caminho certo”. Manuel Heitor demonstrou ainda confiança na origem de um curso de medicina, na UTAD. “A criação do Centro Académico Clínico é um outro desafio, porque o desenvolvimento das áreas biomédicas pode trazer à UTAD um percurso de sucesso. A articulação entre universidades e hospitais é estruturante para o desenvolvimento das regiões”, salientou o ministro. Manuel Heitor lembrou ainda a importância do trabalho entre a UTAD e o Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro. A mudança que a UTAD tem feito, nos últimos anos, foi outra ação elogiada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O reitor da UTAD, Emídio Gomes, destacou que “este dia tem um simbolismo muito grande porque marca a entrega do legado da história da nossa Universidade aos nossos estudantes, porque temos muita confiança na forma como eles se empenham no futuro da nossa UTAD”. Emídio Gomes recordou a relevância que o Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro apresenta, um projeto entre a UTAD e o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD): “Assente na filosofia diferenciadora ‘One Health’, o Centro Acamédico Clínico será de grande importância na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados às populações de toda a região de Trás-os-Montes e do Alto Douro, ao mesmo tempo que inaugurará uma nova etapa do ensino e da investigação das ciências médicas no nosso País”.

Maria Ferreira, presidente da Associação Académica da UTAD (AAUTAD), contou o que se pode esperar do “University Center”: “Temos gabinetes para reunir, para a nossa provedora, que passa assim a estar próxima dos estudantes, para os núcleos, secções e associações de estudantes, uma sala de estudo, que servirá também para ensaios da tuna, um café, uma loja académica e este auditório que já está ocupado com atividades até maio”.

O “University Center” foi construído, sete meses após a assinatura do contrato de serviço.

Marta Afonso