Jorge Braz: de Chaves para toda a Europa

Jorge Braz: de Chaves para toda a Europa

É natural de Chaves o consagrado treinador Bicampeão Europeu de Futsal, pela equipa nacional portuguesa.

Apesar de ter nascido em Edmonton, no Canadá, foi na nação lusa que criou as suas raízes. Federou-se em futsal e futebol, onde alcançou inúmeras conquistas, e foi na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, na cidade vila-realense, que exerceu a função de professor, nos primeiros anos de 2000. Foi a ensinar no departamento desportivo da faculdade que contacta com Pedro Palas, o agora treinador adjunto da seleção. Emídio Rodrigues compõe também a equipa técnica.

É o selecionador da atual seleção portuguesa de futsal desde 2010, e sempre fez jus ao seu cargo. Levou a formação nacional à conquista do campeonato do mundo da modalidade, pela primeira vez, em 2021, e eleva-a agora ao auge da sua performance, com a mais recente “reconquista” do bicampeonato europeu.

A nível pessoal, já arrecadou quatro prémios de Melhor Selecionador do Mundo de Futsal, e está certamente a caminho de revalidar esse mesmo galardão com esta nova vitória.

O seu determinismo empurrou neste domingo, dia 6 de fevereiro, a seleção a dar a volta a um resultado de 0-2, situação que curiosamente viveu na partida da meia-final da competição contra a vizinha Espanha, e ajudou, novamente, a escrever mais uma página histórica no desporto português, impulsionada pela remontada feita por André Coelho, que bisou, Pany Varela e Tomás Paçó, que colocaram o resultado final em 4-2.

A conquista deste fim-de-semana reforça a ideia da supremacia portuguesa na modalidade desportiva e traz, mais uma vez, o troféu para o território português e para o museu da seleção nacional.

Jorge Braz sobe, de novo, ao pódio e coloca o país no topo do futsal.

Texto: André Soares

Imagem: RTP