“Próspero”

“Próspero”

No próximo sábado, dia 5 de fevereiro, pelas 21h30, vai decorrer no palco do Grande Auditório, no Teatro Municipal de Vila Real, um solo com a duração de uma hora, interpretado por Jorge Pinto, com o nome de: “Próspero”.

          Esta peça foi inspirada a partir de: “A Tempestade”, de Shakespeare, e o intuito desta peça é ser interpretada por apenas um ator, que enfrenta o público recorrendo apenas ao seu corpo e à sua voz. A peça teatral, é representada pelo ator Jorge Pinto, mas foi Pedro Galiza que tratou da tradução, dramaturgia e encenação da mesma.

          No palco, para além de estar um único ator (Jorge Pinto), pode observar-se o espaço escuro rasgado com luzes fortes vermelhas e azuis, e uma estrutura cheia de areia, que tem como objetivo transmitir uma ideia de ilha perdida, onde vai estar “Próspero”, a citar alguns versos de Shakespeare.

O intérprete desta personagem tem o poder de colocar o público a refletir, e ao mesmo tempo fazer com que este interprete a peça à sua maneira, sendo o minimalismo e a metáfora a tendência cénica de eleição, recusando assim todo o tipo de ilustrações.  

Rita Reboredo

Imagem: Teatro Municipal de Vila Real