Da maioria absoluta do PS ao desaparecimento do CDS

Da maioria absoluta do PS ao desaparecimento do CDS

As eleições legislativas, realizadas no passado dia 30 de janeiro, resultaram na maioria absoluta para o PS. No entanto, outros partidos, como o caso do Chega e da Iniciativa Liberal, ganharam espaço nas últimas legislativas e deixaram para trás os restantes partidos candidatos.

O PS foi o partido mais votado com 41,68% dos votos e 117 mandatos nas eleições legislativas. Já o PSD, de acordo com dados da Secretária-geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral, foi o segundo partido mais votado com 27,8%, com 71 deputados.

Nestas eleições legislativas de 2022, a extrema direita ganhou força e o Chega atingiu a terceira força política em Portugal com 7,15% dos votos e passa de um para 12 deputados na Assembleia da República.

No entanto, não foi só o Chega que atingiu resultados surpreendentes, também a Iniciativa Liberal cresceu, nestas eleições, atingindo quase 5% dos votos. Assim, João Cotrim Figueiredo deixa de estar sozinho na Assembleia e a Iniciativa Liberal passa a contar com mais oito deputados.

Já o Bloco de Esquerda fica muito além do esperado e o partido de Catarina Martins perdeu o lugar para o Chega e passa para quinta força política com 4,4% dos votos, sendo assim passa de dez para seis deputados.

No que diz respeito ao CDS, o partido acabou por perder toda a sua representação parlamentar, sendo que obteve 1,61% dos votos.

O PAN também sofreu uma quebra assinalável e perdeu os três deputados que tinha alcançado em 2019. Mesmo assim, e apesar de ter apenas 1,53% dos votos, os animalistas conseguiram eleger Inês Sousa Real, por Lisboa.

Por último, o Livre conseguiu 1,28% dos votos e elegeu Rui Tavares, por Lisboa. Sendo assim, o Livre recupera a representação parlamentar que tinha desaparecido depois da saída da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira do partido.

Letícia Ribeiro