UTAD colabora em obra sobre o Consumo Humano de Sal

UTAD colabora em obra sobre o Consumo Humano de Sal

A colaboração entre os cursos de Nutrição da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, resultou na publicação do livro “Consumo Humano de sal: da história à construção de equilíbrio”.

A obra em questão reúne trabalhos sobre o valor simbólico e cultural do sal na alimentação e o consumo de sal no ciclo de vida e em grupos particulares da comunidade, como os idosos e os desportistas, e são ainda apresentadas propostas e soluções para auxiliar a adequação do consumo de sal.

O livro conta com reflexões referidas na II Edição do Seminário Ibero Americano de História e Cultura da Alimentação e com a intervenção dos Professores do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da UTAD, Carla Gonçalves e Artur Cristóvão, que foi um dos coordenadores da edição e coautor do prefácio.

A parceria entre a Universidade portuguesa e o Instituto brasileiro, inclui cerca de 100 páginas, 12 trabalhos de autores brasileiros, espanhóis e portugueses. O livro assenta no reconhecimento de que o consumo excessivo do conservante é um problema de saúde pública.

Sara Ribeiro

Imagem: UTAD