UTAD aplica questionários sobre insegurança alimentar

UTAD aplica questionários sobre insegurança alimentar

No âmbito dos trabalhos da Carta para a Alimentação Saudável da UTAD, encontra-se ainda a decorrer o questionário do projeto relativo à insegurança alimentar entre os estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Os Professores Doutores responsáveis pelo projeto, Jorge Azevedo e Carla Gonçalves, mencionaram, em exclusivo para O Torgador, que a “insegurança alimentar” é  definida como “a falta do acesso físico, social e económico a alimentos seguros e nutricionalmente adequados, que permitam satisfazer as necessidades nutricionais para uma vida ativa e saudável dos estudantes”. Alguns dos estudos realizados apontam que é devido aos recursos financeiros limitados, ao menor poder de compra e aos custos de propinas, que os estudantes universitários podem estar vulneráveis a situações de insegurança alimentar.

Relativamente à Carta para a Alimentação Saudável e Sustentável da UTAD, os responsáveis pelo projeto adiantaram que esta se integra nos objetivos do Plano Estratégico da UTAD e “tenciona apoiar o desenvolvimento da Agenda 2030 da ONU, da estratégia europeia “Farm to Fork” e a defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada”. Este projeto tem como orientação o desenvolvimento e implementação da Agenda 2030, uma vez que a identificação da prevalência de insegurança alimentar grave (a fome) ou dificuldade no acesso a alimentos, permite verificar a realidade deste problema na universidade, e através do estudo facilita o encontro de soluções para este problema.

A análise dos dados vai ter um importante contributo na área da saúde pública relacionada com o estudo do consumo alimentar dos estudantes universitários, e a análise dos dados pode ainda resultar em sugestões para as políticas de saúde da própria universidade.

O questionário estará a ser aplicado até ao final do primeiro semestre deste ano letivo, e no segundo semestre será iniciada a análise dos dados.

Rita Reboredo

Imagem: AAUTAD