“Patinhas Abandonadas” e “Pelo direito de ir” vencem concurso do Orçamento Participativo de 2021

“Patinhas Abandonadas” e “Pelo direito de ir” vencem concurso do Orçamento Participativo de 2021

No dia 15 de dezembro de 2021, na Junta de Freguesia de Vila Real, foram anunciados os vencedores do Orçamento Participativo de 2021. Com oito candidaturas, sendo sete aprovadas e uma rejeitada por ter entrado fora de prazo, os projetos “Patinhas Abandonadas” e “Pelo direito de ir” foram os vencedores.

Este projeto contou com uma verba, no valor de 16 000 euros, em que os dois vencedores irão receber 8 000 euros cada.

Em primeiro lugar, com 304 votos, “Patinhas Abandonadas” venceu pela terceira vez consecutiva.

Helena Gomes, responsável pelo projeto vencedor, afirma que este é “para a comunidade e, sobretudo, para a comunidade animal”. Pertencente à Plataforma Animal, trata-se de uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo a esterilização e a desparasitação de gatos e cães e o apoio a famílias carenciadas, amantes de animais. Helena reforça a importância deste contributo da Junta, em que “uma esterilização de uma gata custa 46€ e um gato 20”. Trata-se de uma associação de voluntariado que, só este ano, já esterilizou 361 animais, acolheu 280 animais das ruas de Vila Real e deu casa a 270 animais.

Em segundo lugar, com 215 votos, ficou o projeto APCVR, “Pelo direito de ir”.

Carlos Varela, presidente da associação, afirma haver falta de acessibilidade e de mobilidade. Reforça a importância de “não derrubar barreiras, tem de se ultrapassá-las. Tudo mudava se usassem cadeira de rodas. Temos de dar a volta a isso.”. Salienta ainda que “há muitos pontos complexos em relação à acessibilidade” como por exemplo o acesso a serviços públicos e até mesmo “prédios novos, com rampas impossíveis de subir, que nem cadeiras elétricas, potentes, conseguem subir”.

Melissa Lima