Finalmente, o Homem-Aranha voltou

Finalmente, o Homem-Aranha voltou

Novidades para quem vive debaixo de terra. Estreou, no dia 16, o filme Homem-Aranha: Sem Volta a Casa e por favor parem agora de ler e vão ver o filme. Que estás a fazer? PARÁ DE LER E VAI VER O FILME!

A Marvel guardou o melhor para o fim, depois de alguns filmes que apesar de não serem horríveis, mas sendo apenas bom o suficiente, o estúdio lançou finalmente algo digno do tempo de toda a gente.

O Homem-Aranha voltou de novo ao grande ecrã e, apesar da boa qualidade dos dois filmes anteriores, este terceiro filme do herói no MCU supera por completo os outros dois. As minhas expetativas foram completamente superadas. Apesar de ser fã do Homem-Aranha e da Marvel em geral, estes últimos filmes têm sido uma ligeira desilusão, não que os filmes fossem maus, mas faltava algo. Então, quando anunciaram este novo filme criei uma expetativa de que este filme seria outro produto de um estúdio que anda a fazer o mesmo há já algum tempo… estava errado.

O filme tem obviamente falhas e está longe de ser um 10/10, no entanto não consigo pensar em nada para criticar este filme, foi pura diversão. Voltei a ser um rapazito a querer lançar teias pelas mãos e a trepar paredes. Do início ao fim senti-me entretido, senti-me apegado aos personagens e à estória e acima de tudo diverti-me com o que estava a ver. e no final depois de sair do cinema sentia-me eufórico pelo que tinha acabado de ver.

Agora num tom mais sério, o filme poderia ter lidado melhor com certos aspetos narrativos e poderia ter evitado outra vez o estilo de comédia que a Marvel cisma em utilizar em tudo (inserir piada cada vez que não se sabe o que fazer).  O filme não quebra muitas normas de filmes de super-heróis e segue o standard storyline que se pode esperar de um filme deste género.

No entanto, nada disso interessa, porque tal como já disse ver este filme é simplesmente uma experiência fenomenal para os fãs do Homem-Aranha. Por vezes tudo o que podemos pedir de um filme é que nos entretenha.

Certas vezes a criticar filmes acabamos por ficar presos no perfecionismo, pelo amor da sétima arte, pela busca do artístico, do profundo, deixando de lado o que interessa, como nos sentimos a ver o filme, o que esta experiência nos fez sentir.

O Homem-Aranha despertou algo em mim que não sentia há algum tempo, uma alegria e entusiasmo, quase de criança, e para mim é isso que interessa.

Recomendo a toda a gente a ver este filme, se ainda não sabem se devem ver o filme, eu digo para o irem fazer já, as expetativas estão altas e acho que ninguém vai sair da sala desiludido com o que acabou de ver. Sem dúvida um dos meus filmes preferidos deste ano.

Rui Pinto