No dia 15 de dezembro de 2021, na Junta de Freguesia de Vila Real, foram anunciados os vencedores do Orçamento Participativo de 2021. Com oito candidaturas, sendo sete aprovadas e uma rejeitada por ter entrado fora de prazo, os projetos “Patinhas Abandonadas” e “Pelo direito de ir” foram os vencedores.
Este projeto contou com uma verba, no valor de 16 000 euros, em que os dois vencedores irão receber 8 000 euros cada.
Em primeiro lugar, com 304 votos, “Patinhas Abandonadas” venceu pela terceira vez consecutiva.
Helena Gomes, responsável pelo projeto vencedor, afirma que este é “para a comunidade e, sobretudo, para a comunidade animal”. Pertencente à Plataforma Animal, trata-se de uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo a esterilização e a desparasitação de gatos e cães e o apoio a famílias carenciadas, amantes de animais. Helena reforça a importância deste contributo da Junta, em que “uma esterilização de uma gata custa 46€ e um gato 20”. Trata-se de uma associação de voluntariado que, só este ano, já esterilizou 361 animais, acolheu 280 animais das ruas de Vila Real e deu casa a 270 animais.
Em segundo lugar, com 215 votos, ficou o projeto APCVR, “Pelo direito de ir”.
Carlos Varela, presidente da associação, afirma haver falta de acessibilidade e de mobilidade. Reforça a importância de “não derrubar barreiras, tem de se ultrapassá-las. Tudo mudava se usassem cadeira de rodas. Temos de dar a volta a isso.”. Salienta ainda que “há muitos pontos complexos em relação à acessibilidade” como por exemplo o acesso a serviços públicos e até mesmo “prédios novos, com rampas impossíveis de subir, que nem cadeiras elétricas, potentes, conseguem subir”.
Melissa Lima