Novas medidas de combate ao aumento de casos de Covid-19

Novas medidas de combate ao aumento de casos de Covid-19

Após uma subida acentuada dos casos ao longo das duas últimas semanas, o Governo reuniu e aprovou novas medidas de contenção, tendo como objetivo a descida do número de casos e a consequente normalização da vida dos portugueses.

Segundo o Governo, estamos numa altura em que é necessário adotar “medidas preventivas, que evitem o alastramento da Covid-19” durante as semanas que se seguem. Deste modo, esta quinta-feira, dia 25 de novembro, foram anunciadas as novas medidas que devem vigorar durante a época de festas e o início do próximo ano.

A semana entre o dia 2 e 9 de janeiro será de “contenção de contactos”, pois prevê-se um aumento do número de infeções. Todos os ciclos de ensino, excetuando as universidades, terão as suas aulas adiadas até ao dia 10 de janeiro, sendo estes dias depois repostos nas interrupções letivas do Carnaval e da Páscoa.

Nessa mesma semana, os bares e discotecas irão estar encerrados e serão compensados pelo inconveniente encerramento. O teletrabalho será obrigatório sempre que possível.

A situação de calamidade será declarada a 1 de dezembro e a partir deste dia entram em vigor as seguintes medidas:

– Máscaras obrigatórias em espaços fechados e todos os locais sem exceções definidas pelo SNS.

– Certificado digital obrigatório no acesso a restaurantes, hotéis, eventos com lugares marcados e ginásios;

– Teste negativo (PCR ou antigénio) obrigatório em visitas a lares, visitas a doentes em estabelecimentos de saúde, recintos improvisados, recintos desportivos, discotecas e bares;

– Fronteiras: teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal.

Hélder Fernandes