Ação de Rua pela luta da Erradicação da violência contra as Mulheres

Ação de Rua pela luta da Erradicação da violência contra as Mulheres

Na passada quinta-feira, dia 25 de novembro, realizou-se uma manifestação na cidade de Vila Real relacionada com o dia internacional da Eliminação da violência contra as mulheres, que tinha como objetivo sensibilizar as pessoas em relação ao tema da desigualdade da mulher.

Antes de se proceder à marcha houve uma concentração em frente à Câmara Municipal de Vila Real, que contou com a presença de várias entidades, das quais: o vice-presidente da CIG (Comissão para a igualdade de gênero); membros da CATARSE (movimento social); membros do gabinete de apoio à presidência; elementos da associação social; elementos da APAV; indivíduos do centro de saúde; a associação de estudantes das escolas secundárias: São Pedro e Camilo Castelo Branco, por último encontrava-se também a Colectiva e o Núcleo de estudantes de Serviço social.

As pessoas presentes nesta ação de rua encontravam-se com cartazes nas mãos que incluíam mensagens fortes com o objetivo de ser deixada uma marca na sociedade.

Um dos problemas mencionados, foi o facto do tema em questão ser pouco debatido nas escolas, desde o ensino básico até à faculdade.

Foi concedido o início da marcha, que contou com o apoio das pessoas presentes para que se fizessem ouvir as frases de ordem, uma delas: “nem menos nem mais, direitos iguais”, com o objetivo de acabar com situações como a violência de gênero que é excessivamente grave.

Num dos discursos referiram que é saindo para a rua, através da sensibilização junto das pessoas que se consegue efetivamente perceber quais são os problemas sociais, e com a ajuda de todos combater esta problemática.

Conclui-se, que a mulher não quer mais nem menos que o homem, ambiciona apenas igualdade.

Rita Reboredo

Imagem: Vânia Moura