Caloirada aos Montes 2021

Caloirada aos Montes 2021

Terminou no domingo, dia 21 de novembro, a “Caloirada aos Montes”, em Vila Real, organizada pela Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A AAUTAD contou com o apoio de diversas instituições como a Câmara Municipal de Vila Real, a UTAD, a IPDJ e os Serviços de Ação Social da UTAD.

Após um ano de interrupção devido à situação pandémica, a “Caloirada aos Montes” regressou este ano repleta de artistas de renome nacional, entre os quais “Bispo”, que ocupou o lugar de cabeça de cartaz. 

 No primeiro dia, quinta-feira, deu-se a abertura do evento com a “Monumental Serenata”, que decorreu em frente ao edifício da Câmara Municipal de Vila Real. Na continuidade do mesmo, a tenda, situada ao lado da Biblioteca Municipal,  acolheu o amigavelmente conhecido “Tio Quim” (Quim Barreiros), o artista Miguel Bravo e, para encerrar a noite, dois DJ’s, Ricky D’Almeida e Maryzka. Na sexta feira, Tay assumiu o lugar de Lon3r Jonhy, que não pôde comparecer por testar positivo à Covid-19. No desenlace do segundo dia, marcou presença Sebenta, Karetus, Venus Lovers e, para terminar, o DJ Fábio Gonçalves. A terceira noite contou com lotação esgotada nos concertos de Nenny, Bispo, Cigma, DJ Govack e DJ Govven. O decorrer da tarde do último dia foi ocupado com a tradicional latada, que fez encher as ruas da cidade transmontana enquanto os cursos da academia entoavam hinos e músicas temáticas, num percurso traçado entre o Jardim da Carreira e o Tribunal de Vila Real. Para rematar, a noite teve lugar na Quinta do Paço, com o anual “Baile do Caloiro”. 

No ano passado, a “Caloirada aos Montes” não se realizou por impedimento das regras da Direção Geral da Saúde e a próxima edição ainda não tem data marcada. 

Sara Fardilhas

Imagem: Inês Rodrigues e Rui Pinto