A Filandorra estreia uma nova peça de teatro em Lamego

A Filandorra estreia uma nova peça de teatro em Lamego

Uma estreia nacional com artistas que se formaram na UTAD

A Filandorra – Teatro do Nordeste estreou ontem, pelas 21H30m, no Teatro Ribeiro Conceição em Lamego a sua nova e 78ª produção artística intitulada “O Barrete de Guizos”. Esta que é uma obra do dramaturgo italiano do século XX, Luigi Pirandello, foi Prémio Nobel da Literatura em 1934 e ainda teve um profundo reconhecimento pelo seu sentido de humor teatral.

Esta peça, criada em Residência Artística durante dois meses no Teatro Ribeiro Conceição, conta com a encenação do ator Filipe Crawford. O elenco é constituído por: Bebiana Mota, Débora Ribeiro, Helena Leitão, Luís Filipe, Silvano Magalhães, Bruno Pizarro, Sofia Duarte e Anita Pizarro.

O Barrete de Guizos é uma comédia que obriga a uma reflexão interior e também sobre sociedade que nos rodeia. A peça retrata uma traição adúltera e, apesar do distanciamento temporal que nos separa deste ambiente social da peça, a verdade é que as mentalidades não mudaram assim tanto e em Trás-os-Montes poderia acontecer perfeitamente esta história nos dias de hoje.

O discurso final de David Carvalho, diretor artístico da companhia de teatro, revelou uma forte ligação à academia transmontana, a Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo sido esta a sua rampa de lançamento para o mundo das artes, bem como de alguns dos seus atores da Companhia.

Esta foi a primeira residência artística na emblemática sala de espetáculos duriense depois de esta ser integrada na RTCP (Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses), reforçando este Teatro como um centro dinamizador e promotor de atividades em vários domínios artísticos e para todos os públicos.

Inês Monteiro

Imagem: Inês Monteiro