UTAD lança novo lote de “Vinhos Alumni”

UTAD lança novo lote de “Vinhos Alumni”

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai lançar mais uma edição dos “Vinhos Alumni”. Quatro enólogos que estudaram na academia transmontana vão apresentar os seus néctares numa edição especial de “A Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine Collection 2021” agendado para 18 de novembro. Nesta 4ª edição estará presente o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

O reitor da UTAD, Emídio Gomes, refere que “a UTAD é a única universidade portuguesa que, desde 2016, faz nascer vinhos de autor, pelas mãos dos seus ex-alunos de enologia. Este é um curso de referência, que até há bem pouco tempo foi o único em Portugal”.

Maria Serpa Pimentel, Sandra Gonçalves, Carlos Agrellos e Jorge Dias vão apresentar os seus vinhos “Alumni UTAD”, no restaurante do campus.

Pela primeira vez, será apresentado um espumante produzido por Jorge Dias, diretor da Gran Cruz. O Espumante do Douro Clássico 2016 traduz o ecletismo do terroir da mais antiga Região Demarcada do Mundo.

A degustação desta colheita premium será acompanhada pelos acepipes preparados por Miguel Castro Silva, Chef da Cantina do Ventozelo. 

Nascida em 2016, a marca “Alumni UTAD”, tem reunido conceituados enólogos de diferentes regiões vinícolas que, em comum, têm formação especializada obtida na UTAD. Depois da prova documentada dos seus vinhos, os enólogos vão passar este “testemunho vínico” a quatro ex-colegas, que ficarão responsáveis pela próxima edição dos Vinhos Alumni UTAD.

Inês Monteiro

Imagem: UTAD Alumni