Último fim de semana de Queima das Fitas em Vila Real

Último fim de semana de Queima das Fitas em Vila Real

Evento decorreu de forma presencial na Aula Magna da UTAD, com transmissão online

Decorreu no passado fim de semana, os dois últimos dias da Queima das Fitas, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com um formato online e presencial, para os finalistas de 12 cursos.

Tanto no sábado como no domingo, as cerimónias iniciaram, na parte da manhã, com a missa da bênção das pastas, animada pela Vibratuna. Já da parte da tarde, as cerimónias começaram ao meio-dia e prolongaram-se até às 18 horas, tendo participado os cursos de Ciências da Comunicação, Psicologia, Engenharia Mecânica, Bioengenharia, Medicina Veterinária, Línguas Literaturas e Culturas, Engenharia Informática, Animação Sociocultural, Engenharia Biomédica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Línguas e Relações Empresariais e Genética e Biotecnologia.

Depois da abertura da cerimónia, com um vídeo da Vibratuna e uma mensagem da presidente da Associação Académica da UTAD e do Venerável Ansião, cada estudante, acompanhado pelo seu padrinho ou madrinha, teve a oportunidade de subir ao palco, seguindo todas as normas de higiene, para queimar as fitas, impor as insígnias e colocar uma fita no “mural da saudade”. O momento foi encerrado pelo hino de cada curso e pela música “Prometo cá voltar”.

Maria Ferreira, presidente da AAUTAD, faz um balanço muito positivo dos quatro dias da Queima das Fitas, tendo recebido de muita gente um “feedback bastante positivo”. A Associação Académica acabou este evento com o “sentimento de dever cumprido”, destacando a ajuda da UTAD, dos Audiovisuais, da Pró-Reitoria para a Saúde, do Delegado de Saúde, da Vibratuna, da Diocese de Vila Real e de toda a gente que os ajudou. “Não tivemos Carnaval, não tivemos Semana Académica, não tivemos nada. Portanto, este evento presencial de grande dimensão foi bom para a estrutura da Associação”, refere a presidente que, apesar de todas as dificuldades que surgiram, destaca que foi bom para a equipa “voltar a saber como é fazer um grande evento”, pensando já no futuro.

A Queima das Fitas da UTAD decorreu nos passados dois fins de semana, para cerca de 900 estudantes finalistas, dos anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021.

Texto e imagem de Marcos Vilaça