The Black Mamba no teatro de Vila Real

The Black Mamba no teatro de Vila Real

Os representantes de Portugal na Eurovisão 2021 regressaram a Vila Real

The Black Mamba, vencedores do Festival da Canção 2021 e representantes de Portugal na Eurovisão em Roterdão, subiram ao palco do grande auditório do teatro de Vila Real, na passada sexta-feira. O regresso da banda à cidade transmontana estava marcado ainda antes da pandemia, contudo, com os vários confinamentos, o evento acontece quase um ano e meio depois.

O último concerto dos Black Mamba em Vila Real tinha sido no festival Rock Nordeste, em 2019, no palco exterior do teatro. Passados dois anos, e com mais alguns quilómetros, a essência da banda mantém-se. Os solos de percussão e bateria, solos de guitarra e linhas de baixo funky tornam o concerto dos Black Mamba num evento em que o ambiente é contagiante e impossível que os espectadores fiquem indiferentes.

A prestação do público teve também um papel preponderante a marcar o ritmo e a fazer de coro, ajudando assim ao espetáculo. A lotação da sala esteve praticamente esgotada, com 50% dos lugares cumprindo as normas da DGS, mas com uma particularidade: uma parte considerável eram crianças. Este facto tocou o Pedro Tatanka, vocalista e guitarrista, que deixou uma mensagem às futuras gerações. Uma mensagem de esperança e de igualdade, seguida da música Believe do álbum The Mamba King (2018), que, para além de uma música, é também uma mensagem humanitária.

A fusão do blues, soul e funk da música e performance dos Black Mamba transportam o espetador para uma América dos anos 70 e essa vertente veio destacar-se ainda mais com o mais recente single Crazy Nando. A banda tem vindo a falar recorrentemente em novidades, por isso, pode esperar-se um novo álbum ainda este ano e com algumas referências aos dias passados nos Países Baixos.  O concerto terminou com a música Love is on my side, vencedora do Festival da Canção 2021, que para muitos fãs foi o cartão de visita da banda.

Pedro Esteves

Fotografia: José Andrade