Cáritas duplica o apoio a famílias de Vila Real

Cáritas duplica o apoio a famílias de Vila Real

Apoio é dado às famílias que neste momento estão a passar por momentos mais delicados

Em Vila Real, desde março, os pedidos de ajuda das famílias com menos recursos tem vindo a aumentar. Devido à pandemia, a Cáritas duplicou o número de apoios às famílias mais carenciadas do distrito, chegando quase aos 1000 apoios. Estas ajudas são, sobretudo, ajudas alimentares.

Segundo Carlos Martins, da Cáritas Vila Real, antes de março a instituição dava apoio a cerca de 394 famílias. No entanto, a pandemia fez com que este número duplicasse, passando agora das 900 famílias. Todas as famílias que recebem este apoio estão em carência económica: “Falamos em pessoas que tem rendimentos inferiores a 211 euros mensais”, acrescenta Carlos Martins.

João e Marisa estão sem trabalho e, por isso, dirigiram-se à instituição para receber uma doação de roupa. “É sempre uma boa ajuda, principalmente para nós que estamos sem trabalho”, refere João. Já Marisa lamenta: “Nós, sem a ajuda da Cáritas, não conseguíamos avançar com a nossa vida”.

José Marcelino não tem ocupação há 4 anos e recebe mensalmente um cabaz de alimentos. Já Fernanda, que não trabalha há 14 anos, além de receber apoio, também gosta de ajudar, levando alimentos para si e “para uma senhora que é muito doente”.

Além de pedidos de ajuda alimentar, a Cáritas recebe também pedidos de ajuda para contas de água, luz e gás.

Marcos Vilaça