Estão delimitados os grupos para a vacinação o Covid-19

Estão delimitados os grupos para a vacinação o Covid-19

Já foram concluídos os estudos para a vacina do novo Corona Vírus, assim como os seus critérios de vacinação. O primeiro grupo a ser vacinado será a população entre os 50 e os 75 anos com doença muito grave.

A comissão técnica da vacina já finalizou o documento que identifica os grupos prioritários.  O documento foi entregue ao Ministério da Saúde e ao grupo de trabalho que planeia a campanha de imunização.

O primeiro grupo de vacinação são as pessoas com idades compreendidas entre os 50 e 75 e que anos e que têm doença grave. Estão também incluídos, utentes e funcionários dos lares de terceira idade. Nesta secção, encontram-se também os profissionais de saúde da primeira linha do combate à Covid-19.

Como prioritárias, ainda não estão as pessoas com mais de 75 anos de idade, porque não há evidência científica da eficácia das vacinas neste grupo, seja por parte das Agência Europeia do Medicamento, ou das farmacêuticas produtoras.

No segundo grupo de imunização estão incluídas as pessoas entre 50 e 75 anos de idade com doenças de risco, desta vez com menor gravidade. Os restantes profissionais de saúde e outras pessoas institucionalizadas deverão também entrar neste grupo.

Esta divisão em classes deve-se a questões de logística e ao facto de os países receberem a vacina por tranches. À medida que houver mais informações sobre a eficácia e a segurança da vacina, a comissão nacional técnica pode ir atualizando o seu trabalho.

Vera Lopes

Fotografia: Dado Ruvic