1965 – A PANREAL, um edifício de Nadir Afonso

1965 – A PANREAL, um edifício de Nadir Afonso

José Paulo Santos, professor na UTAD, estreia novo filme rodado em Vila Real

Foi na passada quinta-feira, dia 15 de outubro, que José Paulo Santos, cineasta e professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, estreou o seu mais recente filme “1965- A Panreal um edifício de Nadir Afonso”, no qual retrata a profunda desilusão do público quanto à demolição do edifício em Vila Real.

Este filme, de carácter documental, aborda “a construção na cidade de Vila Real de um edifício modernista pela mão do arquiteto Nadir Afonso, em 1965.” Entre muitas memórias vividas numa “panificadora que chegou a produzir 80.000 pães por dia, as entidades competentes viraram costas à Panreal”, tendo avançado com a demolição da mesma.

A ideia da realização do “1965- A Panreal um edifício de Nadir Afonso” teve por base, segundo José Paulo Santos, o recordar de memórias de infância, sobre as quais afirma ter sido muito feliz: “passava muitas vezes perto da Panreal, porque era perto do minimercado do meu avô”.

José Paulo Santos afirmou ainda que, quer pelo seu valor cultural, quer sentimental, “não tinham o direito de demolir a Panreal” e mostrou-se descontente pela construção de um parque de estacionamento no mesmo local.

A exibição da obra cinematografica ocorreu via Zoom, devido ao Estado de Calamidade implementado quarta-feira, dia 14 de outubro.

Elisa Costa