Regresso dos estudantes de Enfermagem à UTAD

Regresso dos estudantes de Enfermagem à UTAD

Após o Reitor decretar o cancelamento das aulas presencias até ao final do ano letivo, os alunos do 4ª ano da Licenciatura de enfermagem regressam às atividades de prática Clínica no Centro Hospital de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Ainda que o reitor tenha decretado que este ano, para segurança dos alunos, não há aulas presenciais, abriu uma exceção para os finalistas do curso de Enfermagem para que possam dar por terminado o ensino Clínico de Integração à Vida Profissional destes estudantes. Para este regresso, serão realizados 92 testes à COVID-19, no dia 2 de junho, entre as 9 e às 12 horas, por enfermeiras do Aces Douro I – Marão e Douro Norte.

Face a questão atual do covid-19, as escolas secundárias e universidades têm-se debatido acerca do regresso gradual às aulas presenciais. Como tal, a UTAD não é uma exceção à regra.

Apesar das aulas estarem a ser lecionadas por videoconferência, o senhor reitor Fontainhas Fernandes afirma que a situação é prejudicial e mais complicada para os alunos que se encontram no final da sua licenciatura e com estágios inacabados. Contudo, restaurou o calendário escolar académico de forma a dar um apoio extra aos alunos.

Deste modo, já estão a ser pensadas novas medidas a implementar no próximo ano letivo para um regresso às aulas “tipicamente” normais.

Numa fase em que já se propôs um plano para o levantamento de forma gradual das medidas de contenção, a UTAD salienta que a abertura e fecho dos portões terá uma hora específica, tal como todos os polos encerrarão à mesma hora e todos os alunos deverão ser identificados à entrada principal da UTAD.  Aos fins de semana, o campus encontrar-se-á encerrado e só será permitido o acesso a membros devidamente autorizados da comunidade académica. As instalações do CIFOP estarão interditas enquanto que exista a possibilidade de funcionamento do Centro de Acolhimento Temporário.

No que diz respeito à circulação dos funcionários, docentes e alunos existem duas vertentes. A primeira referente à circulação na parte exterior do campus, onde se deverá circular do lado esquerdo para evitar cruzamentos. A segunda é relativa à parte interior dos polos, onde todos deverão circular pelo lado direito e obedecer a regras próprias devidamente divulgadas pelos superiores.

Quanto aos alunos que habitam nas residências, devem ser evitadas as partilhas de quartos mas, caso isso aconteça, as camas têm de estar a uma distância mínima de 2 metros. Deverão ainda evitar as deslocações a outras residências de estudantes, tal como a entrada de pessoas externas. Todos os convívios que impliquem aglomeração de pessoas nas residências universitárias serão proibidos e as viagens ao estrangeiro deverão ser evitadas.

O espaço de restauração também irá ser retomada de forma gradual e é possível que numa fase inicial venha a existir uma marcação prévia ou serviço take-away. Contudo existem medidas que devem ser asseguradas, tais como um limite máximo de pessoas que garanta o distanciamento social, sinalizar os locais onde se podem ou não sentar, garantir a higienização e desinfeção dos materiais e equipamentos e por último manter encerrado o restaurante panorâmico.

Assim, o regresso gradual ao ensino superior, no próximo ano letivo, será possível com estas medidas implementadas.

Os testes, na sua totalidade com resultados negativos, foram recolhidos pelos enfermeiros do ACES Douro 1-Marão e Douro Norte, tendo sido analisados, depois, no Centro de Testagem Covid-19 da UTAD.

Segundo Maria João Monteiro, investigadora responsável pelo Plano de Contingência da Covid-19 da UTAD, testar todos os alunos do 4º ano do curso de Enfermagem “era uma condição obrigatória para que os estágios se realizassem”, tendo em conta a formação de aprendizagem clínica a que vão ser expostos brevemente. Este ano os estágios dos finalistas da Licenciatura em Enfermagem da UTAD serão apenas realizados no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, como método de contenção da doença.

                                                                                                                                  Francisca Rocha

Renato Lameirão

Elisa Costa

Fotografia: O Torgador (Hugo Garrido)