“Adaptar é vencer” promove prática desportiva em casa

“Adaptar é vencer” promove prática desportiva em casa

Os alunos do curso de Desporto da UTAD promoveram esta iniciativa para fazer face às dificuldades impostas pelo confinamento social.

Com todo o panorama provocado pela pandemia Covid-19, os alunos do ramo de academias e prescrição de exercício físico do curso de Ciências do Desporto, em prol da permanência da atividade do centro de treinos, promoveram a criação de aulas práticas e controlo remoto de exercício físico por videochamada. A iniciativa destina-se a alunos, professores e funcionários da academia transmontana.

Esta iniciativa surgiu da necessidade de uma adaptação aos tempos de isolamento que correm bem como com o intuito de promover um estilo de vida mais saudável a todos os membros da academia. Os treinos serão transmitidos pela aplicação já utilizada pela universidade para lecionar, Zoom,  dando continuação ao protocolo de ensino escolhido dadas as adversidades e trarão uma mais valia ao bem-estar físico e psicológico de quem se associar a este movimento, sendo um grande meio de combate ao sedentarismo associado a estes tempos de permanência em casa.

Desta forma foi criada uma divulgação nas redes sociais do respetivo curso, como Instagram e Facebook, para que estudantes, professores e funcionários da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro possam ter acesso a todos as novidades, informações e inscrições que necessitam para participar.

O que diferencia esta iniciativa é permitir o acompanhamento individual em tempo real, o que levará a um trabalho mais criterioso e bem conseguido tendo em conta as necessidades de cada um.

“Adaptar é vencer” mostra assim inúmeras vantagens para todos. Os alunos podem continuar a prestar os seus serviços à comunidade académica e pôr em prática os seus conhecimentos e, a acrescentar, existe ainda a contribuição para uma sociedade mais ativa de forma segura, sensata, motivadora e eficaz, incrementando uma melhoria da qualidade de vida aos membros da academia e um melhor desempenho nas suas funções quotidianas.

“Junta-te aos que já fazem exercício físico com os alunos do ramo de academias e prescrição de exercício físico e mantém-te ativo em casa! Eles esperam por ti!” é o mote dado pelos alunos de desporto para a academia alinhar neste movimento.

Eduarda Fernandes

Fotografia: Núcleo de estudantes de Desporto da AAUTAD