Diogo Cão: as duas vitórias importantes

Diogo Cão: as duas vitórias importantes

O ADC EP Diogo Cão futsal sobe provisoriamente ao terceiro lugar enquanto que a modalidade futebolística soma três pontos.

No último dia do mês passado, o ADC EP Diogo Cão deslocou-se ao Pavilhão de Desportos – Vila Real, casa do GDC Quintela para garantir uma vitória de três bolas a quatro e consequentemente subir, provisoriamente, ao terceiro lugar da classificação do Campeonato de Futsal Sénior – 16ª jornada. Já a equipa de futebol, no primeiro dia do mês corrente foi ao Estádio Cruz vencer o GD Valpaços por três golos a zero, na 23ª jornada do Campeonato Distrital da Divisão de Honra.

Os primeiros 20 minutos do encontro foram rubricados com alguma apatia dos dois conjuntos. A equipa da casa foi a única a movimentar o marcador, aos 15 minutos de jogo, João Ribeiro finaliza nas redes da equipa visitante, fazendo o um a zero, resultado que se manteria até à ida para os balneários.

Após o descanso do intervalo, as equipas regressaram para a quadra de cara lavada e uma postura completamente diferente traduzida em golos. Aos 21 minutos, Alexandre Carvalho aumentou a vantagem da equipa da casa, com o marcador a marcar dois a zero. A resposta do Diogo Cão não demorou a chegar, Francisco Barbosa saltou do banco para reduzir a desvantagem, acompanhado de Raphael Lenaerts que igualou o marcador aos 31 minutos de jogo.

A partida começou a mudar o sentido e os visitantes começaram a dominar a partida, a expulsão de Fernando Borges – GDC Quintela – aos 31 minutos, marcou o ponto de viragem do encontro, ao aproveitar a vantagem o Diogo Cão deu a cambalhota no resultado, aos 32 minutos, pelos pés de Luis Melo, que voltaria a ser feliz ao minuto 36 garantindo o quatro a dois a favor dos visitantes. Os anfitriões ainda reduziram por João Garganta, todavia o jogo já estava sentenciado.

Estes três pontos mantêm o ADC Diogo Cão na luta pelos lugares cimeiros da classificação e provisoriamente no terceiro lugar – tendo dois jogos a mais do que os oponentes diretos. A próxima jornada – 17ª – poderá ser fulcral na classificação final, com o ADC EP Diogo Cão a receber o CDC Montalegre.

No outro jogo do fim de semana, os primeiros 45 minutos foram rubricados pelo domínio, primeiramente da equipa da casa e com o decorrer dos minutos os visitantes superiorizaram-se acabando, mesmo, por conseguir o golo em cima do intervalo.

A segunda porção do tempo é caracterizada de forma mais intensa e faltosa, com vários cartões amarelos a serem distribuídos por jogadores de ambas as equipas. Sendo que a história do jogo apenas se desenrolou aos 79 minutos com Herman Ribeiro a fazer o dois a zero e concludentemente o três a zero aos 84.

O ADC EP Diogo Cão com esta vitória continua na corrida para sair da linha de água – 12 pontos – com ainda 11 jornadas pela frente.

Ricardo Rafael Silva

Fotografia: O Torgador (Tiago Leite)