Mesma cidade, sortes opostas

Mesma cidade, sortes opostas

Vila Real regressa às vitórias enquanto que o Abambres mantém sequência negativa.

No passado domingo, o Vila Real recebeu e bateu o Canelas 2010 no Monte da Forca em jogo representativo da 24ª jornada do Campeonato de Portugal. À mesma hora, na mesma cidade, o Abambres foi derrotado pelo Vilar de Perdizes (1-2) em jogo a contar para a 23ª jornada da Divisão de Honra.

Os Lobos do Marão esperavam um jogo de extrema dificuldade mas o desespero por pontos e a qualidade dos caseiros acabaria por falar mais alto. Pela frente encontrava-se uma das equipas-revelação da taça de Portugal, Canelas 2010 – eliminado nos quartos de final pelo Académico de Viseu.

A partida inicia-se com uma entrada forte e consistente de ambas as partes, mas à passagem do minuto 26 acontece um dos lances do jogo, o defesa Nando (Canelas 2010) é expulso da partida após vermelho direto. A superioridade numérica possibilitou aos caseiros uma subida no terreno e consequentemente maior criação de lances de perigo, porém o marcador manter-se-ia intacto até ao intervalo.

A segunda parte relançou um jogo equilibrado e partido a meio campo, contudo aos 60’ os forasteiros ficam reduzidos a nove homens, Vítor Fonseca vê o segundo amarelo e compromete ainda mais a prestação da formação de Vila Nova de Gaia. Os caminhos até as balizas adversárias encurtaram-se para o Bila mas o golo surgiu apenas ao minuto 83 com um bom remate de Erick Rocha. Já na compensação, Rui Sampaio, recentemente lançado a jogo, teve ainda tempo de assinar o segundo golo dos alvinegros e selar o 2-0 final.

Contas feitas, o Vila Real soma até ao momento 15 pontos e ainda sonha com a manutenção, apesar do desafio ser extremamente trabalhoso, já o Canelas 2010 mantém a oitava posição com 32 pontos.

Simultaneamente, Abambres e Vilar de Perdizes mediam forças no Campo Dª Maria Lurdes do Amaral, porém aqui os visitantes sairiam sorridentes com uma vitória de duas bolas a uma.

Desde cedo Vilar de Perdizes procurou impor o seu ritmo no jogo e corresponder ao favoritismo atribuído. A pressão alta resultou no golo madrugador do Roberto Garcia (aos 13’), contudo a equipa da casa não se deixou abater e partiu em busca de resposta. A verdade é que a igualdade chegaria já perto do fim da primeira parte, Hélio coloca a bola nas redes adversárias e devolve a esperança à equipa do Abambres.

A segunda parte fica marcada pelo equilíbrio entre as formações e pela quantidade de chances criadas por ambas. O jogo avançava e as equipas anulavam-se mutuamente mas é ao minuto 82 que João Guedes sai da baliza e comete falta sobre avançado adversário que se encontrava isolado e em posição privilegiada, o árbitro não perdoou e o guarda-redes caseiro é expulso. Passados apenas quatro minutos, Stanley Kanu volta a colocar os guerreiros da Raia na frente do marcador, resultado que se manteria até ao soar do apito final.

Assim sendo, apesar da derrota o Abambres mantém-se no décimo segundo lugar da tabela com 22 pontos, por sua vez o Vilar de Perdizes reforça o terceiro lugar e conta já com 44 pontos acumulados.

Luís Câmara

Fotografia: O Torgador (Inês Venâncio e Carlos Carvalhosa)