Fiasco em derrota histórica

Fiasco em derrota histórica

Partida quente gera a primeira vitória da história do CD Nacional em Chaves.

Foi no decorrer desta manhã de Domingo, dia 26 de janeiro, que o GD Chaves recebeu o CD Nacional para defrontar aquela que era a décima oitava jornada referente à Liga Pro.

A partida no Estádio Engenheiro Branco Teixeira com ambas as equipas a apresentar uma tática proporcional, sendo o 4-4-2 o esquema tático utilizado.  Uma primeira parte sinalizada pela insistência do CD Nacional perante um GD Chaves que se encontrava conformado com o resultado.

A equipa flaviense já contava com três jogos sem sofrer qualquer golo, o CD Nacional acaba por romper esta boa fase da equipa da casa aos 40+1’ quando a baliza (até ao momento impenetrável) de Ricardo Nunes é inaugurada por Kenji Gorre.

O início da segunda parte é marcado pelas mudanças logo de raiz por parte do técnico César Peixoto, com o intento de levar a equipa do distrito de Vila Real à vitória. O desespero era evidente, as substituições esgotaram-se em questões de minutos – sendo que aos 61’ já haviam sido esgotadas.

O auto-golo decide a partida em Chaves, Hugo Bastos tem o infeliz azar de rematar para a baliza de Ricardo Nunes, que não consegue salvar a equipa deste deslize do defesa esquerdo. Os restantes 20 minutos são marcados pelas tentativas do GD Chaves de tentar igualar (ou pelo menos modificar) o marcador. Uma das maiores oportunidades da equipa da casa surge aos 69’ com o remate forte de Guzzo que passa por cima das redes impenetráveis de Daniel.

Aos ânimos começam a aquecer após o arbitro assinalar o segundo cartão amarelo (e consequentemente expulsão) de Perotti e a expulsão direta de Ricardo Nunes. O desespero dos técnicos foi notável e ambos foram convidados a sair pelo árbitro da partida. Kevin Medina assume a baliza do GD Chaves, após esgotadas as substituições.

O resultado permanece inalterado até ao final da partida. Uma vitória histórica do CD Nacional, a vencer onde nunca antes tinha vencido. Uma partida complicada que dificulta ainda mais o sonho da subida do clube flaviense que se encontra em sexto lugar na tabela classificativa, após ceder à pressão de enfrentar o primeiro classificado e principal candidato – no momento – à subida ao escalão principal do futebol português.

Ana Martins

Fotofrafia: O Torgador (Tiago Leite)