Frei Luís de Sousa em Vila Real

Frei Luís de Sousa em Vila Real

Filandorra dá voz à peça de Frei Luís de Sousa.

O grande auditório do Teatro Municipal de Vila Real, acolheu na passada quarta feira, dia 22 de janeiro, a peça “Frei Luís de Sousa” de Almeida Garrett.

A Companhia Filandorra interpretou o clássico português do século XVII, que conta a vida de Manuel de Sousa Coutinho e de Madalena de Vilhena, uma esposa supersticiosa e com receio do futuro. Por sua vez, o fidalgo Manuel é apresentado como um patriota e um homem apaixonado. O passado da sua mulher com o ex-marido não o preocupava, enquanto que a companheira vivia com receios do regresso do seu ex-cônjuge D. João de Portugal, embora pensasse que este tivesse morrido na batalha de Alcácer Quibir.

A relação do fidalgo com Madalena deu fruto a uma filha, Maria de Noronha, uma rapariga com tuberculose, caracterizada como pura, ingénua e curiosa.

No final da encenação, regressa D. João de Portugal na pele de um Romeiro, fazendo com que o casamento se tornasse ilegítimo. O sucedido fez com que Madalena e Manuel entrassem na vida religiosa e deu-se a morte de Maria, provocada pelo seu estado de saúde.

O espetáculo, que contou com a presença de alunos da Escola Profissional da Nervir, foi apresentado às 14:30h e repetido, mais tarde, às 21h30.

Renato Lameirão

Fotografia: O Torgador (Alexandre Pires)