Vila Real mantém sonho vivo enquanto Abambres vive pesadelo

Vila Real mantém sonho vivo enquanto Abambres vive pesadelo

Bila empata em casa, enquanto Abambres mantém sequência de derrotas.

Neste domingo, pelas 15h00, o SC Vila Real recebeu no seu reduto, o Lusitano Vildemoinhos em jogo a contar para a 18ª jornada da Campeonato de Portugal. À mesma hora, a equipa do Abambres disputava a 18ª jornada da Divisão de Honra em casa do GD Cerva.

A partida no Monte da Forca marca a estreia de João Manuel Pinto no leme dos alvinegros, este foi bem recebido pela massa adepta, que se fez sentir ao longo de todo o jogo. O novo treinador procurava corresponder às expetativas de dirigentes e adeptos e acima de tudo pontuar, correndo em busca do difícil objetivo da manutenção.

Com o apito inicial os visitantes revelaram-se superiores e desde cedo ameaçaram, principalmente através do jogo aéreo, as malhas de Pedro Carvalho. Logo aos seis minutos, Rafael Almeida surge em situação privilegiada mas cabeceia acima da baliza transmontana, passados apenas quatro minutos, na sequência de um canto o Lusitano volta a deixar o aviso, desta vez por intermédio de Paulo Oliveira que aparece sem marcação mas é incapaz de inaugurar o marcador. Os caseiros respondem ao minuto quatorze, Diogo Paixão surge isolado mas o guarda-redes adversário sai de entre os postes e chuta a bola para longe da sua zona de perigo. O embate entre ponta de lança e guarda-redes voltaria a acontecer ao minuto vinte e três, mas é novamente o guardião dos trambelos quem leva a melhor. Ainda antes do tempo de descanso, Zé Pedro por duas vezes fica muito perto de colocar os lobos do Marão em vantagem, primeiramente ao minuto trinta e sete com um remate de média de distância que embate violentamente na trave e mais tarde na sequência de um pontapé de canto, onde surge sozinho no segundo poste mas atira ao lado das redes visitantes.

Já na segunda parte, os gladiadores da Beira Alta voltaram a impor o seu ritmo no jogo mas à semelhança da primeira parte não encontraram os caminhos da baliza alvinegra. Contudo ao minuto setenta os visitantes ficam muito perto do golo, voltando a cabecear à trave do Bila. A resposta caseira surge poucos minutos depois e Diogo Paixão e Ruca voltam a enfrentar-se no mano a mano derradeiro e pela terceira vez, o ponta de lança não consegue levar a melhor sobre o guarda-redes forasteiro que faz uma grande defesa para canto. Os últimos minutos da partida ficam marcados pelas várias investidas do Bila criando excelentes oportunidades, porém desperdiçadas pelas forças atacantes, terminando a partida num nulo.

Assim, a equipa transmontana mantém-se na décima sétima posição, a nove pontos de distância da tão desejada manutenção. Já o Lusitano Vildemoinhos permanece, temporariamente, no nono lugar da tabela, somando 24 pontos até ao momento.

Em Cerva, era esperado um jogo de alta dificuldade para a equipa do Abambres, contudo a turma de José Gomes fica aquém do esperado, acabando por ser humilhada em terreno forasteiro.

Os caseiros corresponderam ao favoritismo e conquistaram os três pontos com uma goleada por cinco bolas a zero. Arnaldo Sousa e João Gomes assinaram dois dos cinco tentos, mas o destaque vai para Bruno Costa que com hat-trick revelou-se o protagonista da partida.

Contas feitas, o Abambres encontra-se na décima segunda posição com 20 pontos, enquanto o Cerva reforça o oitavo lugar com 29 pontos, destacando o poder de ataque da equipa que se apresenta como o atual terceiro melhor ataque da competição, contando já com 48 golos marcados.

Luís Câmara

Fotografia: O Torgador (Maria João Soares e João Gomes)