Game Over

Game Over

Vício. Uma palavra com tantos significados e, que ao mesmo tempo, ninguém sabe concretamente o seu verdadeiro sentido. O que dizer de uma palavra que nos deixa sempre com pensamentos negativos sobre ela? Esta adição causa tantos efeitos nos seus utilizadores como em quem está ao seu redor. E não escapa a quem tem contato emocional, físico ou psicológico com o dependente.

Tantos vícios existentes que estão mesmo à nossa frente, que são “tentadores” para nós, estudantes universitários e, para cidadãos comuns de uma cidade, tal como Vila Real.

Estas dependências são geralmente associadas ao álcool, ao tabaco e às drogas. Ultimamente fala-se sobre os vícios em jogos (quer sejam digitais ou em Casinos), em comprimidos e na tecnologia, nomeadamente, os telemóveis e os computadores. Conseguimos, assim, caraterizar a população mais jovem como uma sociedade que se deixa influenciar facilmente e em demasia. Atualmente, tornou-se comum ouvir diariamente notícias de pessoas que entraram num mundo de adições. E as razões, embora não sejam aceitáveis, são compreensíveis. A enorme pressão que sentem das pessoas que as rodeiam, especificamente, dos pais e professores, impulsionam atitudes deste género. Há uma pressão constante de ser ser sempre melhor do que o vizinho, ser mais rico, ser mais bonito, ter mais bens materiais.

Apesar de existir uma vasta lista de vícios, cada um causa um impacto semelhante – de dependência. As consequências são diversas e idênticas nos diversos vícios: prejudicam o corpo e a mente do obsessivo; induzem o viciado a atos de violência; tornam-se demasiado dependentes, ignorando as consequências de conseguir dinheiro de maneiras ilícitas.

Contudo, não são só os viciados que são prejudicados. Os que os rodeiam “desesperam-se” sem saber o que fazer com os “entes queridos” que tanto adoram. O desespero de ver alguém próximo a sofrer por algo que lhe faz mal afeta tanto quem observa como quem consome.

Vício. A palavra que consegue mudar a vida das pessoas e, que muito dificilmente, as deixa recomporem-se e recomeçarem. Esta palavra que demonstra o real sentido dos nossos pensamentos, pela atitude de um dependente.

Vício. A palavra que pode levar muitos à morte, ao seu game over.

Tiago Ribeiro