Atropelado por um dicionário

Há pessoas que deviam ser atropeladas por um dicionário… só naquela, a ver se aprendiam uma lição! É impossível que se dê tantos erros em pleno século XXI. Pior do que impossível, é mesmo impensável.

Uma coisa seria não ter acesso à informação, outra coisa é dar erros em plena Internet onde, por exemplo, as palavras são corrigidas, onde há toda uma “atmosfera” que esclarece qualquer dúvida que exista, de várias formas!

Não me lixem! Mas as pessoas escrevem mal por ignorância… dar um erro aqui e ali, por casualidade, em palavras não tão usadas ou mais complexas, ainda se considera viável, ainda se dá o benefício da dúvida… Agora há palavras, verbos e formas de construir frases que são proibidas de errar.

E mais, quantas vezes não há certeza de como se escreve, mas o importante é dizer. Mesmo que a palavra esteja a “soar” mal há quem teime e a escreva mesmo como lhe vai no pensamento.

E pessoas que acentuam mal as palavras? E conjugam verbos aleatoriamente como quem joga no Euromilhões? Não, não pode ser. Tem que fazer sentido, porque efetivamente há um sentido para qualquer frase.  Até percebo que as pessoas se distraiam, se desleixem, mas não tornem público esse vosso lado decadente. Guardem para vocês essas preciosidades que teimam em escrever no vosso perfil das redes sociais, nos grupos de amigos…. Exponham isso só em mensagens privadas, vai na volta e quem recebe nem se apercebe…

E quando inventam palavras? Quando de uma palavra simples que existe a transformam noutra com o mesmo “som”? É ridículo assistir a esta parvoíce. Porque é mais difícil associar a palavra que inventam ao que realmente é, do que a saber escrever corretamente!

Mas é preciso dar mérito a quem tem a bondade e a decência de corrigir os outros. Eu desisto, muitas vezes, sinceramente. Há pessoas que ignoram a correção, mesmo que sejam contrariados, pois tentam até ficar com a razão e arranjam logo uma teoria… Como se de uma ciência se tratasse. Para quê falar muitas línguas se não se fala uma corretamente? É mais fácil aprender a falar bem, falar mal dá um trabalho daqueles!

É preciso (muita) coragem para enfrentar essas feras que matam o Português todos os dias…

As palavras…  Os verbos, nomeadamente as conjugações… O sentido das frases… é preciso ter cuidado. O tio Google é um bacano, e ajuda em tudo. Tudo mesmo.

Vamos lá fazer um esforço para sermos melhores pessoas para a nossa língua. Vamos aliás, fazer um favor aos dicionários, vai daí e eles começam a saltar das prateleiras das bibliotecas e começam mesmo a atropelar pessoas e deixá-las redondamente inconscientes.

Inês Silva