Chaves a todo gás, mas Léo Jardim fecha a porta

Chaves a todo gás, mas Léo Jardim fecha a porta

Deu-se esta sexta-feira, pelas 20h30, o pontapé de saída da 25.ª jornada da Liga NOS, no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, colocando, frente a frente, flavienses e vila-condenses. Daniel Ramos voltava assim a Chaves, equipa que orientou no início desta mesma época.

A partida inicia-se com um bom ataque da equipa caseira que conquista o primeiro canto do encontro ainda no primeiro minuto de jogo, porém o lance ensaiado termina sem perigo nas mãos do guarda-redes adversário. Aos oito minutos do jogo, uma entrada dura de Filipe Augusto sobre William a meio-campo gera alguma confusão e os jogadores em questão desentendem-se, acabando por ver ambos a cartolina amarela.

A equipa forasteira mostrava-se mais ofensiva e num livre de Galeno à entrada da área a bola sai pouco ao lado da baliza transmontana. O cartão amarelo voltava a sair do bolso de Rui Costa ao minuto 17, dirigido a Djavan. Os vila-condenses voltaram a ameaçar a baliza de António Filipe, contudo o remate de Nadjack é desviado para canto pela defensiva.

Num momento em que o Rio Ave dominava a partida, Rui Costa não perdoa e volta a mostrar o 2.º amarelo a Filipe Augusto e o consequente cartão vermelho, obrigando-o a abandonar a partida mais cedo e, passados apenas dois minutos, são os flavienses que voltam a ser amarelados. Desta vez feita é Costinha o autor da falta.

Já no minuto 26, o Rio Ave atacava pela direita e consegue um livre lateral. Neste mesmo livre, Fábio Coentrão coloca a bola na área que encontra Rúben Semedo que inaugura o marcador com um cabeceamento potente fora do alcance de António Filipe. Pouco tempo depois é feita a primeira alteração da partida por questões táticas. Daniel Ramos lança Leandrinho para o lugar de Bruno Moreira e o jogo prosseguia e aquecia.

Apesar da superioridade numérica da equipa caseira, os transmontanos revelavam grandes dificuldades na partida e eram os forasteiros quem mandava no jogo, mas, ao minuto 40, num contra-ataque pela lateral esquerda, Fábio Coentrão faz falta sobre Niltinho e pela nona vez na primeira parte a cartolina amarela é levantada. Na sequência deste livre, Maras fica muito perto da igualdade mas não consegue fazer o desvio para o fundo das redes.

Ao intervalo é a vez de Tiago Fernandes mexer na sua formação e Ghazaryan e Bressan surgem no início da segunda parte em campo no lugar Jefferson e Costinha e muito por iniciativa dos recém-entrados, o Chaves aparece extremamente ofensivo em busca da igualdade. Inicialmente exploravam essencialmente as laterais, mas os cruzamentos não encontravam a finalização esperada.

Ao minuto 52, Bressan remata e a bola sai sem perigo por cima da baliza adversária, contudo o aviso ficou dado e não demorou para Ghazaryan, com um remate forte à entrada da área que passaria pouco acima do alvo, assustar os vila-condenses. Os “Valentes Transmontanos” controlavam a partida e não davam espaço ao Rio Ave para respirar. Mais tarde é o central Campi que, com um remate potente de longa distância, testa a atenção de Léo Jardim que defende a dois tempos. A primeira tentativa de resposta por parte dos forasteiros surge apenas ao minuto 62 na sequência de livre, mas Ronan cabeceia ao lado da baliza de António Filipe.

Perante as grandes dificuldades que a equipa se deparava, Daniel Ramos volta a refrescar o seu plantel com a entrada de Gabrielzinho. Aos 74 minutos, Tiago Fernandes arrisca tudo em busca do golo e coloca em campo André Luís. As oportunidades continuavam a aparecer, mas a eficácia voltava a ser o ponto mais fraco da formação flaviense. Ghazaryan destacava-se com os seus remates à entrada da área, sempre sem sucesso.

A principal situação de golo para os caseiros surge após um cruzamento e o cabeceamento de André Luís que não ultrapassa a muralha de Vila do Conde chamada Léo Jardim que, com uma enorme defesa, impede a igualdade. Na sequência do lance os protagonistas são os mesmos e após um ótimo movimento do atacante o guarda-redes brasileiro volta a brilhar e a bola sai pela linha final. Na marcação desse mesmo canto, Niltinho, aos 81 minutos, encontra o caminho do golo e da igualdade tão procurada pela turma orientada por Tiago Fernandes. Motivados pelo golo os flavienses ainda se lançaram em busca do tento da vitória, mas sem sucesso. Já no tempo de compensação é feita a última alteração do jogo, sai Ronan e entra Said. Contudo o atacante, num ato de provocação e de antijogo, demorou tanto tempo que ainda antes de sair vê o último cartão amarelo do jogo (13 no total). A partida termina empatada e com a divisão de pontos entre as duas formações.

Assim sendo, os Valentes Transmontanos vêem cada vez mais difícil concretizar um sonho chamado manutenção. Os flavienses encontram-se na penúltima posição da tabela com 21 pontos, apenas menos dois que o Tondela e menos três que o Marítimo e Vitória de Setúbal que ainda jogarão as suas partidas este fim-de-semana, correspondendo a esta 25.ª jornada.

Homem do jogo: Léo Jardim – o guarda-redes do Rio Ave desempenhou um papel de destaque no empate em Chaves. O brasileiro defendeu por quatro vezes as malhas da equipa de Vila do Conde. De realçar ainda as duas enormes defesas feitas ao minuto 78, no frente-a-frente com André Luís.

Luís Câmara

Fotografia: O Torgador (André Cardoso)