Jornadas de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Dias 20 e 21 fevereiro

Foram horas de trabalho, onde o sono não teve espaço no tempo daqueles que tanto se esforçaram para que estes dois dias fossem repletos de sabedoria, organização e oportunidades dando um futuro melhor, na área da engenharia, aos que o procuravam.

Pela sua 3ª edição, as jornadas de engenharia eletrotécnica e de computadores trouxeram excelentes empresas que abriram os horizontes a quem esteve presente.

O primeiro dia, 21 de fevereiro, contou com uma sala totalmente lotada, tanto na parte da manhã como na parte da tarde. A mesa estava repleta de representantes da Universidade desde Ana Barros diretora do CITAB; o vice-presidente da AAUTAD; João Padão, diretor de curso; António Valente, diretor de doutoramento; Paulo Martins, diretor do departamento de engenharias e por último, mas não menos importante, o pró-reitor João Barroso.

Uma nova edição iniciada por um discurso do grande organizador do evento, Tiago Barbosa, presidente do núcleo, que referiu e agradeceu a presença de todos e o trabalho feito em equipa.

Palestras começadas pela primeira grande empresa WEG, apresentada por Filipe Pinto que mencionou unidades de negócio, potencialidades da empresa e soluções. Muita sabedoria encheu a manhã de quarta-feira e para uma bela pausa, nada como um recheado coffee breack que despertou aqueles que estavam com mais sono para a segunda parte da manhã, onde é apresentada a Bosch que reuniu vários esclarecimentos relativos a produtos desenvolvidos e também oportunidades dadas pela empresa. Com espaço para dúvidas chega a hora sagrada, a hora de almoço.

Às 14 horas voltaram todos ao polo de engenharias para a tarde repleta de mais conhecimento, com a empresa Altice Labs e para finalizar, após mais um lanchinho, a IT (instituto de telecomunicações).

Terminado o dia, todos estavam ansiosos para responder ao questionário feito pela organização dando oportunidade de ganhar belos prémios, tinham de, unicamente, estar atentos a todas as palestras, uma bela forma de alcançar a atenção dos participantes.

O segundo dia, não ficou atrás e brilhou, mais uma vez, com as empresas que expôs, começando com a presença da Scheneider Electric que exibe a automação dos edifícios. Logo de seguida, mais uma mesa de bolos e bebidas para satisfazer os mais apetitosos. Após este, Critical Software sobe ao palco do auditório, explicando o desenvolvimento de soluções de software, uma palestra muito interessante e que não dava para perder a atenção.

A última tarde das jornadas surpreendeu, com VC POWER e para finalizar nada melhor como acabar com alguém da casa. Professor Raul Morais fechou as portas das jornadas de Eletrotécnica e computadores, com um discurso interessante e chamativo.

Participantes saíram mais ricos em cultura e oportunidades e inclusive tinham acesso à feira de emprego que se realizou durante estes dois dias às portas do auditório, onde estavam expostos todos os stands das empresas patenteadas.

Uma iniciativa que necessita de uma boa lida e trabalho, mas que promete ser mais vezes realizada e com a fasquia cada vez maior.

Rafaela Fernandes