Facilitismo não é complementar ao triunfo

A jornada 24 do Campeonato de Portugal colocará frente a frente, numa primeira instância, Torcatense, Chaves B e Pedras Salgadas, AD Oliveirense (sábado, dia 2) e, numa segunda instância, CDC Montalegre e Limianos (domingo, dia 3), em encontros que decorrerão pelas 15h.

O atual sétimo classificado, Chaves B, desloca-se à região vimaranense para defrontar a formação de S. Torcato, situada a quatro pontos da zona de despromoção. Os flavienses, que saíram vitoriosos do confronto da primeira volta por um expressivo 5-1, perderam os dois últimos embates (em Mirandela, por 1-0, e em casa, diante do Felgueiras, pelo mesmo resultado), pecando na concretização a partir do último terço do terreno. O último triunfo remonta a dez de fevereiro (2019/02/10) diante dos transmontanos do Pedras Salgadas, por 2-0.

Por outro lado, o Pedras Salgadas, portador de 26 pontos na tabela classificativa, vai travar um duelo caseiro com o AD Oliveirense. A equipa de Trás-os-Montes regista um total de duas vitórias (1-4 e 2-1, diante de Limianos e Caçadores das Taipas, respetivamente) e três desaires (2-0, 0-1 e 3-1, diante de Chaves Satélite, Trofense e São Martinho, respetivamente) nos derradeiros cinco confrontos. No pedestal pontual localiza-se a formação do Pedras Salgadas e, seis degraus abaixo, a equipa do concelho de Famalicão. Em caso de triunfo, os transmontanos alcançarão uma margem de nove pontos.

A equipa barrosã encerrará a jornada diante do Limianos, num embate caseiro. O CDC Montalegre, oitavo classificado, balanceado pelo oxigénio originário dos dois triunfos consecutivos (2-1 diante do Gil Vicente e 1-3 diante do Vilaverdense) procurará nova vitória sobre o Limianos, à semelhança do que aconteceu na primeira volta no resultado tangencial (1-2) favorável à formação de Trás-os-Montes. As três dezenas de pontos são um marco atingível e ultrapassável para o CDC Montalegre.

Romão Rodrigues

Imagem: FPF