Governo recorre a fundo de reabilitação de edifícios para criar residências universitárias

As autarquias e as instituições de ensino superior públicas vão ter a possibilidade de recorrer a um fundo de reabilitação de edifícios, caso as queiram disponibilizar para residências universitárias, de modo a combater as altas rendas que se fazem sentir no país.

A carência de camas para estudantes universitários amplificou-se nos últimos anos e Vila Real é uma das cidades nas quais, com o aumento de procura de alojamento pelos jovens universitários, os preços por uma renda dispararam.

O presidente do Concelho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e Reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes, reivindicou a necessidade de encontrar uma solução para a criação de novas camas para as universidades e politécnicos, sugerindo a requalificação dos edifícios que as autarquias e as instituições do estado têm disponíveis. Em resposta, o Governo deu o seu aval e publicou uma lista com todos os edifícios do estado disponíveis para serem adaptados a residências universitárias.

Esta medida será complementar aos 15 milhões de euros que o Governo prometeu investir na criação de duas mil novas camas até 2021, através do Fundiestamo. Destas duas mil, as primeiras 700 camas deverão ficar prontas já em 2019.

Sara Morais